A Escola Municipal de Educação Básica Dr. Fábio Firmino Leite, no bairro Dr. Fábio Leite II, ganhou uma brinquedoteca novinha para atividades lúdicas dos alunos. A iniciativa em equipar o espaço surgiu da demanda da própria comunidade escolar durante a realização do Programa de Padronização do abastecimento executado pela CAB Cuiabá no bairro. A brinquedoteca integra o projeto “CAB na Comunidade”, que levará aos bairros onde são realizadas as obras de padronização da rede de água, ações sociais permanentes.
De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda de Carvalho Mendes, a participação da iniciativa privada ajuda a suprir as carências da rede municipal de ensino e a desenvolver um futuro melhor para o país. “Nós atendemos 48 mil alunos em 152 unidades de ensino, dentre elas, escolas, creches e centros de educação infantil, é claro que existem carências. Nem tudo a secretaria municipal consegue fazer nas comunidades. Então é claro que precisa de recursos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada. Parcerias como essa são muito bem vindas por serem importantes para a formação das crianças e para o futuro do país”.
O diretor da escola, Edson Alves de Lara, explica que a unidade fundada há 14 anos atende 692 alunos e nunca teve uma brinquedoteca. “Nós sempre tivemos vontade de ter uma brinquedoteca. Ela faz uma grande diferença para as crianças. Nós sabemos que a criança é lúdica e que a brinquedoteca fortalece o aprendizado, a aquisição da leitura e da escrita. Que eu saiba não existe isso na rede municipal e não havia sequer previsão para a implantação desse espaço. Agora a CAB nos deu essa oportunidade”.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Andréia Aparecida de Medeiros, o espaço é um grande ganho para os alunos, para a escola e a comunidade. “A brinquedoteca oferece a questão do aprender com prazer e isso é muito importante. Nós sabemos que as crianças aprendem muito quando estão brincando. A brinquedoteca tem muitos jogos pedagógicos e são eles que vão auxiliar na aprendizagem das nossas crianças. A comunidade merece isso e nós educadores precisávamos muito dessa ferramenta de ensino”.
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Dr. Fábio Leite II, Maria Matos afirma que a comunidade esta bastante satisfeita com a aquisição da brinquedoteca. “As crianças não tinham como brincar, como se divertir e hoje estão ganhando uma brinquedoteca. Isso é uma maravilha para elas. A criança gosta é disso mesmo, é algo que interessa para elas e ameniza o trabalho dos professores. Eu também estou muito satisfeita com a CAB”.
O projeto Ação na Comunidade acompanha o processo de padronização do abastecimento de água que está sendo desenvolvido em bairros da capital que convivem com a intermitência e incorreções no fornecimento. O diretor geral da concessionária, Italo Joffily destaca que o objetivo do projeto é contribuir com a formação e desenvolvimento da cidadania das crianças do bairro e fortalecer a relação da concessionária com a comunidade.
Segundo o coordenador de Relações Comunitárias, Adalberto Augusto Cavalcante “a brinquedoteca foi apenas uma primeira ação do projeto, que também pode oferecer, em outras ações, hortas comunitárias ou material esportivo. Para a CAB essa foi uma pequena ação, mas com um alcance muito grande para a população”.
Programa de Padronização
O Programa de Padronização do sistema de abastecimento é uma das principais ações da empresa para adequar as ligações e redes de água existentes aos padrões técnicos atuais, buscando eficiência na distribuição e regularização da água. A CAB Cuiabá já atingiu com o Programa de Padronização mais de 40 bairros da capital e até a conclusão do programa serão 100 bairros no total. Atualmente a concessionária está trabalhando simultaneamente nos bairros Jardim Vitória, Dr. Fábio I e II e Altos da Glória. A padronização do Dr. Fábio Leite II teve início em fevereiro deste ano e tem conclusão prevista para agosto.
A líder comunitária Maria Matos explica que fornecimento de água do bairro só se tornou eficiente após a padronização. “O bairro não tinha água. Era muito difícil conseguir ter água em casa. Os moradores tinham que fazer gambiarras para conseguir água. Hoje em dia melhorou 100%. A padronização está valendo a pena. É consenso na comunidade a satisfação com o serviço da concessionária. Hoje a água chega com força e enche a caixa de água”.
Estudantes bebiam água sem controle de qualidade
Segundo o diretor da escola Dr. Fábio Firmino Leite, o abastecimento na unidade sempre foi feito por meio de um poço artesiano. O educador afirma ainda que as crianças bebiam dessa água, que nunca teve qualquer controle de qualidade e que muitas passavam mal. “Faz 14 anos que a escola bebe água de poço artesiano. Nunca ninguém fez controle de qualidade. Usávamos essa água para os banheiros, limpeza e para beber. Era comum ver as crianças tendo enjoos e dores de barriga. Sempre acreditamos ser por causa da água. Agora a CAB Cuiabá nos trouxe um presente, a água tratada para o bebedouro das crianças”.