Cidades Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 10h:15 | Atualizado:

Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 10h:15 | Atualizado:

TREINAMENTO

Estagiários do TJMT participam da oficina jurídica com IA

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

oficina direito ia.jpg

 

Os futuros operadores do Direito do Programa Super Star_gio do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram, nesta quinta-feira (22 de maio), da “Oficina Jurídica com IA: do peticionamento ao julgamento”. A atividade visa preparar os acadêmicos para um ambiente da justiça mais tecnológico e célere. Ao todo, 25 estagiários participaram do 8º encontro desta terceira edição do programa. 

Uma mulher sorri, vestindo uma blusa azul com um colete branco por cima e um colar. Ela tem cabelo loiro e comprido. Ao fundo, cadeiras amarelas e pessoas desfocadas em um auditório. A coordenadora judiciária responsável pelo programa, Rose Santini Pincerato, fala do impacto da iniciativa na carreira dos acadêmicos.  “Vejo na prática o resultado desse projeto. Eles têm uma aceleração do conhecimento, porque nesses encontros trazemos temas do dia a dia deles e agregamos novos conhecimentos. No caso de oficinas, esse aperfeiçoamento ocorre na prática.” 

Na condução da oficina, Thales Rubiale, diretor do Departamento de Planejamento e Inteligência em Números (DPIN), demonstrou como a Inteligência Artificial tem mudado a rotina da Justiça de Mato Grosso. “Na dinâmica, separamos os estagiários em grupos, conforme cada fase de recurso. Os advogados que peticionam, o magistrado relator, os vogais do colegiado. Em cada ação, utilizamos um assistente de IA para auxiliar na construção das teses, desde o peticionamento até o julgamento.” 

Pioneiro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi o primeiro Tribunal a integrar IA ao sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe): a LeXIA Pje. Ferramenta que foi utilizada durante a oficina com os estagiários.

Lotado na Segunda Secretaria de Direito Público e Coletivo, Wesley Luna Goes participou da dinâmica ao representar o papel do advogado do agravante.

“Entrei com o agravo de instrumento para que o colegiado decidisse sobre o pedido indeferido em primeiro grau. Esse processo demora muito, mas a elaboração das petições com a ferramenta nos auxiliou e tivemos um resultado ágil. A IA permitiu que, em menos de uma hora, percorrêssemos todo o rito processual e o resultado”, avaliou. 

O programa Super Star_gio foi instituído em 2023 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A iniciativa complementa os conhecimentos adquiridos nas salas de aula, com uma visão teórica e prática do funcionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os acadêmicos recebem capacitações quinzenais com desembargadores, diretores de departamentos, assessores de gabinetes e demais servidores.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet