O Centro Acadêmico XII de Agosto, do curso de Medicina da Universidade de Várzea Grande (Univag), teve uma brilhante iniciativa junto à campanha “Junho Vermelho”. Aproveitando a onda da gincana da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os estudantes organizaram uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro, contando com apoio de famosos nas redes sociais.
A presidente do Centro Acadêmico, Bárbara Coelho, que está no 8º semestre, explicou ao que por conta da pandemia da covid-19, a faculdade acabou se afastando dos alunos. Para voltar com a união, aliado ao Junho Vermelho, os estudantes pensaram em realizar os “jogos hematológicos”.
O Hemocentro-MT está com estoque de bolsas de sangue em estado crítico desde o início da pandemia, pois as pessoas têm receio de fazer a doação. O trote solidário tem apoio ainda da IFMSA Brazil de Várzea Grande e a Atlética Isquemia. “Pensamos em uma campanha solidária, que fosse reunir as 11 turmas de Medicina, e começar uma ‘disputa’ solidária em qual turma arrecadaria mais sangue para o Hemocentro”, relata.
Os jogos então foram organizados em pontuações. A turma que mais arrecadasse doadores, ganharia o trote solidário. “Fizemos vários títulos de pontuação entre os alunos. Se alguém conseguisse um vídeo de um professor, pontuava”, explica.
Foi aí que os famosos entraram, trazendo mais repercussão para a campanha. Em março deste ano, calouros da FVG viralizaram após conseguirem vídeos de apoio à sua turma, durante um trote, de diversas celebridades.
Na campanha da universidade mato-grossense, participaram os cantores sertanejos Rodolffo, Zé Neto, Fabiano Menotti, além do atores Evandro Mesquita e Otaviano Costa. Inclusive, o ator e humorista Gregório Duvivier, só decidiu participar dos jogos da Univag porque a intenção era para o bem.
A adesão foi tamanha que Bárbara conta que os agendamentos do Hemocentro lotaram na primeira semana. “A gente ainda não tem ideia de quantas bolsas vamos ter, mas o Hemocentro disponibiliza 80 vagas por dia, o que resulta em 400 doações por semana, mais ou menos”, calcula.
Quem quiser ajudar alguma das turmas, pode fazer o agendamento de doação pelo site do Hemocentro. Ao chegar na unidade, é preciso avisar aos atendentes qual é a turma que está apoiando.