Cidades Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 11h:52 | Atualizado:

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 11h:52 | Atualizado:

Notícia

Estudantes especiais homenageiam parlamentar

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O Dia Mundial do Autismo, anualmente comemorado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão.  Em comemoração a essa data, alunos dos 1º e 3º anos da Escola Municipall de Cuiabá Quintino Pereira de Freitas participaram do programa Por Dentro do Parlamento, da Assembleia Legislativa, que, na oportunidade visitaram o gabinete do deputado Airton Português (PSD), homenageando-o com uma camisa.

“Trata-se de uma data importante, porque são pessoas que necessitam do nosso apoio, principalmente, para aos professores que tenham conhecimento nesta área. A inclusão desses estudantes nasd escolas normais é mais que necessária”, avaliou o parlamentar. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

Vale destacar que ,em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e doMinistério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.

“Em várias oportunidades as crianças autistas pode se destacar dos demais estudantes, eles não precisam ser excluídos mas necessitam de professores capacitados no aprendizado”, revelou a diretora da Escola, Antonia Corsina.

No Brasil, graças a um projeto que surgiu da pressão popular, brasileiros com autismo têm os mesmos direitos de pessoas com deficiência, para todos os efeitos legais. A Lei nº 12.764 cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e foi sancionada no dia 27 de dezembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff. Um dos grandes desafios do Brasil em relação a pessoas com autismo é a falta de profissionais capacitados para atuar na área, inclusive médicos. A esperança dos pais é que como o projeto estabelece a criação de centros de tratamento multidisciplinar em todo o país, force essa capacitação.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet