Com o objetivo de auxiliar o planejamento, avaliação e acompanhamento de projetos científicos e de inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) para implantar o Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Pesquisa (Sigfap).
A crescente busca de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), direcionada às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), traz a necessidade de um sistema que comporte, atenda e torne a submissão de projetos mais transparente para o pesquisador e à sociedade.
O Sigfap será implantado para suprir essa demanda e irá agilizar os procedimentos administrativos, por meio de um software que automatiza todo o processo interno (lançamento dos editais e a avaliação dos projetos) e externo (envio e acompanhamento dos projetos pelos pesquisadores), facilitando o contato com a comunidade acadêmica e científica. Todo o sistema ficará hospedado no Centro de Processamento de Dados do Governo do Estado de Mato Grosso (Cepromat).
Segundo o presidente da Fapemat, Antonio Carlos Maximo, “a partir do momento em que o sistema estiver ativo na Fapemat, pesquisadores, cientistas, coordenadores de projetos e demais interessados contarão com um suporte online, no qual poderão apresentar suas propostas, sem a necessidade de entregar/enviar documentos para a Fundação”.
Para utilizar o Sistema será preciso, inicialmente, realizar um cadastro. Após isso, o usuário poderá se vincular quantas vezes for preciso aos editais lançados, conferir na área administrativa se o projeto foi aprovado ou não e verificar em quais projetos se encontra vinculado. Ao final da submissão, um número de protocolo de segurança será automaticamente gerado e funcionará como comprovante de envio da proposta.
A partir de agora, a Fapemat passa a fazer o treinamento com os funcionários que vão operar o Sistema.
Entenda o Sigfap
A Fundect e o Laboratório de Engenharia de Software (Ledes) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) iniciaram, em 2004, o desenvolvimento de um Sistema de Informação, atualmente intitulado Sistema de Informação de Gestão de Fundações de Amparo à Pesquisa (Sigfap), para gerenciar os projetos de pesquisa e facilitar o trâmite desde a submissão da proposta até a fase de prestação de contas.
A Rede Sigfap, criada em 03 de dezembro de 2010, busca estabelecer um regime mútuo de cooperação técnica entre as FAPs para, dessa forma, desenvolver ações voltadas à especificação, implementação, implantação, manutenção, operacionalização e distribuição do Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
O Sigfap está organizado em duas áreas: área restrita do pesquisador e área administrativa (gestão FAP), e contempla três grupos de usuários: pesquisadores, consultores ad-hoc e administradores.
Já integram o sistema operacional as Fundações de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), do Pará (Fapespa), do Amazonas (Fapeam), do Sergipe (Sapitec-SE) e do Piauí (Fapepi).