Cidades Sábado, 24 de Julho de 2021, 18h:25 | Atualizado:

Sábado, 24 de Julho de 2021, 18h:25 | Atualizado:

PODERES

Fechamento noturno do centro político visa economizar R$ 5 mi por ano

Medida que já vigora neste fim de semana reduz gastos com contratos de vigilância

G1 - MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

CENTRO POLITICO ADMINISTRATIVO

 

O Centro Político Administrativo, onde ficam as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Cuiabá, está fechado para a circulação de pessoas e veículos neste sábado (24).

Conforme o governo estadual, a medida vale entre as 20h e as 6h, durante a semana, e nos finais de semana entre as 20h de sexta-feira e 6h de segunda-feira, desde o dia 20 de julho.

A previsão é que a medida, que faz parte do projeto Águia, gere economia aos cofres do estado de até R$ 5 milhões por ano com a redução de contratos de vigilância. O governo estadual, entidades, demais Poderes e órgãos autônomos circunvizinhos assinaram em junho o termo de cooperação técnica de segurança institucional do Centro Político Administrativo.

Outra ação do projeto Águia é o monitoramento eletrônico em tempo real de todas as ruas do Centro Político Administrativo. Quem anda ou trafega por este caminho já deve ter notado a presença de várias câmeras de segurança nas vias públicas.

A Seplag instalou 37 câmeras, sendo 26 de monitoramento e 11 analíticas, que coletam imagens que identificam placas veiculares. Essas imagens são monitoradas em tempo real durante 24h por dia pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O sistema é de última geração e é interligado com o Ministério da Justiça e Departamento Estadual de Trânsito. Ele faz buscas automáticas na base de dados desses órgãos e caso tenha alguma ocorrência registrada com o veículo, ele é identificado automaticamente. A partir daí o operador do Ciosp entra em contato com a 4ª Companhia da Polícia do Palácio do Governo, que imediatamente faz a abordagem necessária.

Nos primeiros 30 dias de monitoramento eletrônico, as câmeras registraram 12 ocorrências, sendo cinco de roubo e furto de veículos e motos, que após a ativação do alarme de monitoramento e a abordagem realizada pelos policiais da 4ª Cia, foram conduzidas para a delegacia. Além desses casos, outros como colisões e abordagens de veículos em atitudes suspeitas também foram solucionados.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Lis

    Domingo, 25 de Julho de 2021, 13h20
  • Algum contrato de dispensa de licitação está sendo agraciado
    1
    0



  • Paulo militar

    Sábado, 24 de Julho de 2021, 23h52
  • Projeto para bobo ver nada substituí a presença do ser humano os vigilantes principalmente na segurança pública onde bandidos não estão nem aí para câmeras depois que foi colocada esse sistema em outros órgão aumentou o índice de roubos etc até a polícia chegar os bandidos já foram embora ....
    3
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet