Reconhecimento e valorização do trabalho executado em Mato Grosso ao longo dos anos pelos imigrantes que escolheram o estado para se realizar profissionalmente e no âmbito familiar. Dessa forma, 23 pessoas foram homenageadas na noite desta segunda-feira (10) pelo deputado estadual José Riva (PSD) com a entrega de título de Cidadão Mato-grossense.
Há 40 anos em Mato Grosso, a publicitária Regina Kaizer se emocionou com a homenagem. “É um presente, recompensa pelo fato de ter acreditado nesse estado, onde me realizei em todos os aspectos. Considero essa homenagem muito gratificante, realmente não esperava, fiquei surpresa, mas há muito tempo gostaria de ser agraciada com o título de cidadã mato-grossense, e agora tive a oportunidade, estou feliz”, comenta ela, que em 2012, atuou também como gestora pública no cargo de secretária municipal de Assistência Social.
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), Edson Bueno de Souza, falou em nome dos homenageados e disse que é uma dupla sensação. “A primeira é de alegria, pois a população de Mato Grosso nos concede título de cidadão do estado que escolhemos para viver por opção. A segunda sensação é de amor”, afirmou o presidente que depois recitou o poema de Luiz Vaz de Camões, “O amor é fogo que arde sem se ver”.
Desembargador do TRT, Tarcisio Regis Valente está em Mato Grosso há 21 anos, sendo oriundo do primeiro concurso e já exerceu a presidência e corregedoria em 2012. “É um reconhecimento do trabalho prestado na jurisdição que é referencia nacional pela eficiência e gestão. Fiquei sensibilizado pela lembrança do deputado Riva, pois são legítimos representantes do povo nos tornando mato-grossense oficialmente”, afirmou.
O espaço conquistado pela mulher também foi lembrado pela delegada Liliane Murata, da Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública (Defaz). “Vim de outro estado há 11 anos e adotei Mato Grosso para morar, me realizar profissionalmente, construir família. Essa homenagem é um reconhecimento e estímulo para continuar trabalhando ainda mais”, disse.
Riva lembrou que o título de cidadão mato-grossense é uma homenagem às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, mas também é um pedido para que estas continuem atuando de forma diferenciada.
“São pessoas que ajudaram a construir o estado, às vezes ressaltam o trabalho apenas de políticos e gestores públicos, esquecendo aqueles que sem mandato, contribuíram muito. Então, a entrega de título é uma forma de dizer obrigado e que precisamos mais. De 141 cidades de Mato Grosso, já recebi 133 títulos de cidadão, e sempre quando sou agraciado, acredito que é uma solicitação para que a gente continue firme neste propósito”, explica o parlamentar.
O amor pelo estado também é lembrado pelo deputado Riva, pois são pessoas que escolheram Mato Grosso para viver. “Me perguntaram o que eu gostaria que mudasse em Mato Grosso, e eu disse que nada. Queremos mais saúde, logística, educação, foi esse estado que escolhemos, desejamos melhorias sim e estamos trabalhando para isso”, argumenta o deputado.
Entre os agraciados estiveram: Afonso Vicente de Oliveira Gomes, Ana Lúcia Ricarte, Divino Elias Francisco, Edson Bueno de Souza, Eduardo de Castilho Pereira, Gilberto Almeida Botelho, Gildenor Gomes Carneiro, Jefferson Dias Chaves, José Antonio Francisco Campos, Jose Antonio Gomes Chaves, Jose Hortencio Ribeiro Junior, Kenji Kido, Liliane de Souza Santos M. Costa, Luiz Affonso Deliberador Mickosz, Mario Cardi Filho, Mario Ribeiro de Sá, Paulo Cesar Côsso, Raimundo Pereira D´Oliveira, Raimundo Pinto da Silva, Regina Kaiser, Tarcicio Regis Valente, Wagner Ferreira Benfica e Wanderlei Batista Freire.