Cidades Domingo, 13 de Abril de 2014, 09h:31 | Atualizado:

Domingo, 13 de Abril de 2014, 09h:31 | Atualizado:

CAOS A VISTA

Hospitais de Cáceres param atendimento na segunda

 

Da Redação
CÁCERES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Hospital Cáceres

 

Os hospitais São Luiz e Regional de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) vão paralisar os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital São Luiz para a partir desta segunda-feira (14). O Hospital Regional deve suspender os procedimentos a partir da próxima semana, no dia 21.

A paralisação é em protesto aos atrasos dos repasses financeiros por parte do governo do Estado. Durante a suspensão, serão atendidos apenas casos de urgência e emergência.

De acordo com os diretores das unidades, existe uma pendência financeira de R$ 4,1 milhões com o Hospital São Luiz e R$ 10,8 milhões com o Regional. É a segunda decisão nesse sentido em menos de 4 meses.

Em fevereiro, o hospital São Luiz já havia tomado essa mesma medida. A secretaria de Estado de Saúde fez um repasse parcial e a situação voltou à normalidade. Desta vez, os hospitais exigem o pagamento integral do débito. “Sabemos que poderá criar um caos na saúde pública. Os hospitais São Luiz e Regional são o que seguram essa região. Mas, não temos alternativa”, afirmou Onair Nogueira, diretor do hospital São Luiz, revelando que os fornecedores estão executando as dívidas dos hospitais.

Só o São Luiz deixará de atender, em média, diariamente, 35 atendimentos ambulatoriais e, pelo menos, 20 cirurgias eletivas. A situação é ainda mais preocupante no Hospital Regional.

Além dos atendimentos ambulatoriais, a unidade deixará de realizar cerca de 40 cirurgias oncológicas, mensalmente. “‘Realizamos, em média diária, 50 atendimentos ambulatoriais e, cerca de 40 cirurgias oncológicas mensalmente. Tudo terá que ser paralisado”, alertou Mário Rodrigo Kaoro, diretor-executivo do Regional.

Tanto Mário quanto Onair afirmam que já tiveram inúmeras reuniões com os diretores da Secretaria de Saúde, mas os pagamentos só ficam nas promessas. Na manhã de sexta-feira, eles encaminharam ofícios para várias entidades e autoridades de saúde do município e região informando sobre a paralisação.

Consideradas as maiores unidades hospitalares do interior do Estado, o São Luiz e o Regional vivem um verdadeiro colapso, diante da falta de repasses financeiros. Além de Cáceres, eles atendem pacientes de toda região Oeste do Estado, correspondente a 23 municípios, e até pacientes bolivianos. “Sabemos que a decisão será prejudicial para milhares de pacientes, mas não temos como continuar. O hospital já atrasou os salários dos médicos e está deixando de quitar débitos com os fornecedores”.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet