Cidades Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 18h:24 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Março de 2014, 18h:24 | Atualizado:

Notícia

Idosos encontrados em abrigo interditado são transferidos

 

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os 14 idosos que se encontram atualmente no abrigo Recanto dos Idosos foram transferidos nesta sexta-feira (07) para a Fundação Abrigo Bom Jesus. A decisão foi tomada durante reunião entre representantes da Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público Estadual, realizada nesta manhã.

Antes de serem transferidos para o novo local, os idosos passaram por atendimento médico no Ambulatório da Policlínica do Coxipó. 

Equipes de assistentes sociais, psicólogos, um médico e dois técnicos de enfermagem da Prefeitura de Cuiabá farão o acompanhamento dos idosos. Além disso, será solicitada junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a disponibilização de dois médicos residentes para auxiliar nos atendimentos.

As Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde atuarão em conjunto para a realização exames e tratamentos necessários.

O trabalho de reinserção às famílias será realizado até o dia 21 de março. Após o dia 24 de março, serão enviados relatórios técnicos sobre os resultados ao Ministério Público e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O Ministério Público ficará responsável por promover diálogo com os familiares que se recusarem a aceitar os idosos.

Visitas técnicas serão promovidas periodicamente para avaliar a situação em que se encontram aqueles que foram reinseridos.

Durante a reunião ficou definido ainda que a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público Estadual irão solicitar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso a liberação de um convênio no valor de R$ 360 mil/ano a ser utilizado para a contratação de pessoal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também irá disponibilizar dois cuidados de idosos para prestarem serviços aos idosos até que tais profissionais sejam contratados.

“Nós jamais seremos tolerantes com maus tratos a idosos. Vamos intervir sempre que identificarmos situações como essas”, declarou o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Werley Peres; a promotora de Justiça do Ministério Público, Salete Búfalo Poderoso; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Iva Ferreira Gonçalves; o gestor do Fundo Municipal de Assistência Social, Antônio Raimundo de Figueiredo Neto; a diretora de Gestão e Políticas Sociais, Cristiane Almeida; a presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus, Ana Maria Bezerra; e o coordenador do CREAS Centro, Juliano Rabelo.

Interdição - O abrigo Recanto dos Idosos foi judicialmente interditado após identificação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de diversas irregularidades. Porém, os responsáveis pela instituição não cumpriram a determinação legal e o reabriram clandestinamente em outro local. 

Após descobrir o novo endereço, o conselho constatou que os idosos continuavam a ter seus direitos violados. Os levantamentos foram apontados em relatório encaminhado posteriormente a todos os órgãos competentes.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet