Cidades Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 16h:33 | Atualizado:

Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 16h:33 | Atualizado:

Notícia

Juiz Gonçalo Antunes traz dicas de Filosofia para viver melhor no mundo atual

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

EXPLICANDO DIREITO.jpg

 

Está no ar a mais nova edição do podcast “Explicando Direito”, no qual a jornalista Elaine Coimbra entrevista o professor de Filosofia e juiz de Direito Gonçalo Antunes de Barros Neto, responsável pelo eixo de Deontologia na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Na conversa, o magistrado enfatiza qual a importância da Filosofia na vida em sociedade e ainda apresenta dicas para viver melhor no mundo contemporâneo.

“A partir de Platão e Aristóteles, principalmente, a filosofia dá uma guinada e começa a se preocupar com a pessoa, com o homem em si, com aquele ser inserido no contexto do mundo e com as suas expectativas, com as suas paixões, com os seus desejos e, também, com as suas perguntas e reflexões”, assinalou Gonçalo, que ocupa a Cadeira n. 7 da Academia Mato-grossense de Letras e integra a Academia Mato-grossense de Magistrados.

Segundo ele, atualmente, a principal inquietação filosófica das pessoas é qual o propósito da vida. “A vida tem um propósito? Por que aqui estamos? Por que iremos nos retirar dessa vida? E assim sucessivamente. Então, a vida está aí posta e, aparentemente, a natureza é indiferente ao próprio ser humano. O ser humano passa a ter um certo grau de ansiedade, justamente por perceber que a natureza que existe ao redor lhe é indiferente e ele busca sempre um propósito, mas não definido e ele precisa definir isso aí, porque, em busca da liberdade e da felicidade, ele precisa definir muito bem os seus caminhos.”

Na entrevista, ela fala ainda sobre como evitar sentimentos de ansiedade em tempos de excesso de informação. “O que acontece é que, a partir do momento em que você recebe uma gama enorme de informações, você acaba se prendendo superficialmente a cada uma e não se aprofundando. Então, a filosofia faz com que você, através da sua capacidade cognitiva, das suas reflexões, da construção do próprio ser que habita ali - e ele habita ali através das suas atividades sensoriais, das suas experiências de vida, dos seus valores e cultura, do seu ambiente -, toda essa gama de informações e os acontecimentos que estão à sua disposição lhe servem como reflexões para aprofundar no conhecimento de tudo que lhe apresenta com observação”, afirmou.

No podcast, ele fala ainda sobre a importância da filosofia em relação ao avanço da tecnologia e da inteligência artificial. “Quem cria, quem tem caminhos a descortinar, é só ser humano. Ela [IA] não, ela tem coisas prontas, só programadas e colocadas dentro do seu mundo, vamos dizer assim, que é um grandioso mundo. Ela é uma colheita de dados, funciona como uma caixa de ressonância dos fatos acontecidos. Agora, daqueles que poderão vir a acontecer, ou mesmo daqueles inspirados em uma nova forma criadora, ela não tem essa capacidade, e quem tem essa capacidade é só o ser humano.”

Clique neste link para ouvir a entrevista pelo Spotify.

Neste link, você ouve o programa na página da Rádio TJ.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet