Cidades Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h:00 | Atualizado:

Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h:00 | Atualizado:

SUSPEITAS NO TAF

Justiça exige filmagem de prova física e suspende concurso da PJC

Objetivo é garantir direito de eventuais candidatos eliminados recorrerem

WELINGTON SABINO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

concurso-taf.jpg

 

Um pedido da Defensoria Pública da União foi acolhido pelo juiz Hiran Armênio Xavier Pereira, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, para suspender o concurso da Polícia Civil, cujas provas objetivas foram aplicadas em fevereiro, e no começo deste mês foram aplicados os testes físicos, chamados TAF (Teste de Aptidão Física). O motivo foi a negativa em fornecer imagens da aplicação do TAF a alguns candidatos que fizeram tal solicitação.

“Pelo exposto, defiro a tutela de urgência requerida em caráter antecedente para determinar aos réus: que forneçam aos candidatos do concurso público regido pelo edital nº 001/2022- Seplag/Sesp/MT, e suas retificações, que assim o solicitarem, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, as filmagens/gravações do Teste de Aptidão Física por eles realizados; escoado o prazo de 48 (quarenta e oito) horas mencionado no parágrafo antecedente, os réus deverão reabrir o prazo para interposição de recurso administrativo em face do referido teste, observado prazo igual ao inicialmente previsto no edital do concurso, o que deverá ser disponibilizado no endereço eletrônico relativo ao concurso em questão”, diz trecho da decisão assinada na noite desta quinta-feira (19).

Em outra parte do texto, o magistrado determina "a suspensão do concurso enquanto as providências acima não forem tomadas pelos réus, devendo os réus apresentar novo cronograma, no prazo de 5 (cinco) dias, o que deverá ser divulgado no endereço eletrônico em que são disponibilizadas as publicações do certame".

Na ação, a Defensoria Pública da união acionou o Governo do Estado, responsável pelo concurso público destinado a fazer cadastro de reserva, e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contratada para organizar o certame e aplicar as provas.

O pedido foi para obrigar as rés a fornecerem em até 48 horas as filmagens e gravações do Teste de Aptidão Física para os candidatos que assim desejarem, no bojo do concurso público regido pelo edital nº 001/2022-SEPLAG/SESP/MT e suas retificações. Pediu ainda que após a disponibilização das gravações, seja reaberto o prazo recursal por 48 horas para apresentação das razões dos recursos administrativos pelos candidatos. Requereu, ainda, a suspensão do concurso enquanto as providências requeridas não forem tomadas, pois as novas providências solicitadas vão alterar o cronograma do concurso. 

Por fim, a autora ainda pediu que seja apresentado um novo cronograma do concurso, em caso de concessão da liminar. Conforme a Defensoria Pública da União, a banca examinadora do concurso “vem negando aos candidatos aos cargos de escrivão de polícia e investigador de polícia as gravações e filmagens do Teste de Aptidão Física (TAF) e, por esse motivo, não podem interpor recurso administrativo contra o referido teste, cujo prazo encerra na data de hoje (19/05/2022)”.

De acordo com a autora, foi preciso uma atuação coletiva, “pois não seria crível que todos os candidatos ao concurso público em questão busquem interpor um recurso administrativo com o mencionado teste necessitem impetrar mandado de segurança para obter acesso às filmagens”.

O objetivo, segundo a Defensoria Pública, é garantir a tutela coletiva para a efetividade dos direitos constitucionalmente garantidos.  “Asseverou que a postura dos réus é evidentemente inconstitucional e ilegal, pois inviabiliza a possibilidade de interposição de recurso e fere o princípio da publicidade”, diz trecho dos autos. A liminar foi concedida pelo juiz federal, com determinação para citar os réus para cumprimento imediato da decisão no prazo de 48 horas. 

O CONCURSO 

Realizado no dia 20 de fevereiro, o certame traz salários variando de R$ 3,3 mil a R$ 13,9 mil e busca formar cadastros de reserva para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Foram mais de 67 mil candidatos inscritos.

A expectativa é que o Governo do Estado chame pelo menos 1,2 mil aprovados ainda este ano para tomarem posse. OS aprovados na primeira fase para as Polícias Militar e Civil começaram a realizar o TAF no começo deste mês, fase que também é eliminatória.

 





Postar um novo comentário





Comentários (14)

  • Rafael

    Sábado, 21 de Maio de 2022, 21h00
  • Sou atleta de corrida de rua há 07 anos e reprovei nos abdominais pq o avaliador não contabilizou umas 10 execuções minhas. Sendo que sempre fiz 45 por minuto com boa execução e no TAF era necessário apenas 38. Ali foi pura sorte de pegar um avaliador bom ou um mal intencionado.Tomara que a justiça seja feita.
    0
    0



  • Indignaaaaaaaaadoooooo

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 17h19
  • cade meu comentario? eu só disse verdades oras bola!!!
    6
    0



  • Alberto

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 14h42
  • Excelentíssimo Dr Hiran que exemplo de decisão. Posto que em concurso pró eleição de governador todo cuidado é pouco. Alias não era Hiram o nome do grão mestre de obras assassinado pelos Jubelos ? Mauro Jubélo Mendes pode ficar bem contrariado com essa decisão.
    6
    0



  • ROBSON

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h45
  • o candidato que não consegue fazer ao menos 3 barras?! esquece não vai passar
    5
    3



  • Afranio cpa 3

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h43
  • teria q checar ate se essas comissão ai de avaliador não teria nenhum tipo de ligação com candidatos. Isso é primordial?
    4
    4



  • Douglas Antunes

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h42
  • Meu Deus! Nunca vi tanto vício de erros em um só concurso e o MP-MT ainda não cancelou? Alguma coisa esta errada não só no concurso como nos órgãos de fiscalização que não fazem nada sobre esta bagunça!
    5
    3



  • Jessica Trans Corintiana

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h33
  • aiiiiiiiiiiii que dlç. Queria ver os video tbm gentein. Posso? bjs.
    6
    1



  • Maria do Carmo A.

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h07
  • Só treta esse concurso !!!! Muito estranho né !!!! só problema !!!!! deveriam cancelar tudo e começar de forma descente. Concurso eleitoreiro dá nisso. !!!!!!!!!
    5
    3



  • eleitor atento

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h07
  • Ainda não cancelou esse concurso?
    5
    3



  • Marquinhos Onório

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 12h04
  • Concurso feito na correria em ano eleitoral é nisso que dá !!!!! vergonha !!!!!!!!!!
    6
    3



  • José Carvalho

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h59
  • O GOVERNO ESTÁ FAZENDO ESSE CONCURSO TUDO NA CORRERIA, UM ABSURDO!!!!
    5
    3



  • Zion

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h45
  • Bando de despreparados....não passa...não treina a vida toda....e agora quer tumultuar o concurso. Bando de Chorão...Geração de lixo....Sustenta sua falta de condicionamento físico, muda o estilo de vida.....e TAF vc vai fazer sorrindo....geração computador lixo.
    4
    6



  • Amanda Duarte

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h44
  • Esse Concurso tá muito estranho desde o início.
    8
    3



  • Juca

    Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022, 11h43
  • Ah não de novo? Poxa ou troca de banca, ou de secretário ou de governador. Tá feio demais isso daí!
    6
    3









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet