O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, negou a devolução de uma Toyota Hilux, uma Honda Biz e joias para dois supostos membros do Comando Vermelho em Mato Grosso. Os suspeitos são alvos da operação “PC Impacto”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil (PJC) em fevereiro de 2022.
O processo informa que Jeferson Andrade Viana, conhecido como "Soberano", e Sarah Pamella da Silva Santos, suspeitos de fazer parte da facção criminosa, pediram a restituição dos veículos dizendo que ambos possuem “procedência lícita”. Ou seja, foram comprados com “dinheiro limpo”.
Na decisão, o juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra não concordou com o pedido, dizendo que tanto a Hilux quanto a Honda Biz foram adquiridos depois dos crimes revelados na denúncia, que teriam ocorrido em 2019. “Logo, uma vez que há, na espécie, veementes indícios de proveniência ilícita dos bens, estes ficam sujeitos ao perdimento e não podem ser restituídos”, analisou a magistrada.
A Operação PC Impacto cumpriu 25 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho, com o objetivo de desestruturar a organização envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes, no Estado de Mato Grosso. Os principais alvos foram os criadores da facção, como Sandro da Silva Rabelo, o 'Sandro Louco', Jonas Souza Gonçalves Junior, vulgo ‘Batman’ e Renildo Silva Rios, conhecido por ‘Chapa’.
Além das lideranças, foram presos Fabio Aparecido Marques do Nascimento (Lacoste), Edvaldo Ricardo de Souza Almeida (Rick), Wambastther Ollion Bispo Moreira, Maikon Jonatas Amaral Costa (Zé Pequeno), Felipe Antonio Bruschi (Boneco), Pedro Cezar de Jesus (Azulão), Jeferson Andrade Viana (Soberano), Silvana Pereira Nascimento (Estrela), Gilson Mariano Dantas (Chorão), Lauro Alves Machado, além de Alan Gustavo Fretas Fagundes (Bebê).
Completam a lista de alvos Adenilson Nascimento (Red Bull), Vithor Hugo Dragoni Duarte (Dragoni), Deander da Veiga (Geandro), Eberson Fortunato Rafael (Bingo), Sérgio Borges de Oliveira (Lacostinha), Diego Rodrigues dos Santos (Tangarazinho), Miullen Ribeiro Pires (Luna), Juliano de Souza Oliveira (Gordão), Nayara Dorneles e Debora Varela de Jesus.