Cidades Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 00h:59 | Atualizado:

Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 00h:59 | Atualizado:

WEBPONTO

Justiça proíbe desconto salarial por falhas de sistema em MT

Sistema de registro de ponto possui erros que atrapalha justificar faltas

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

web-ponto.jpg

 

O juiz da Vara Especializada em Ações Coletivas do Tribunal de Justiça (TJMT), Bruno D’Oliveira Marques, proibiu que o Governo de Mato Grosso corte salários sem que haja notificação prévia aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O sindicato que representa a categoria (Sisma-MT) reclama que o registro de frequência dos trabalhadores (Webponto) não vem aceitando justificativas de faltas, além de apresentar inconsistências e problemas estruturais, como “falta de internet”.

A decisão do juiz é do último dia 22 de fevereiro. De acordo com informações do processo, o sistema de registro de frequência, instalado nas unidades da SES-MT no Estado, vem prejudicando os servidores que precisam justificar ausências com descontos indevidos em seus salários.

“Em síntese, o sindicato autor relata que alguns de seus representados sofreram descontos em seus subsídios, sem que tivessem, previamente, tomado conhecimento. O sistema por si só não valida a justificativa, restando a confirmação por terceiros, além de que quase que diariamente o sistema apresenta instabilidade, o que gera diversas desconformidades”, diz trecho dos autos.

Em sua decisão, o juiz Bruno D’Oliveira Marques concordou que há indícios de que, de fato, instabilidades no Webponto estão colocando em risco o sustento das famílias de servidores da SES-MT. “O desconto salarial por falta ao trabalho sem a análise da justificativa do servidor causa comprometimento de sua subsistência e de sua família, o que é agravado nas hipóteses em que o corte de ponto é efetuado por falha no sistema de registro de presença”, observou o magistrado.

O juiz Bruno D’Oliveira Marques intimou as partes para uma audiência de conciliação que deve ser realizada em 25 de maio de 2022.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • Paulo

    Sexta-Feira, 31 de Março de 2023, 12h25
  • Esse sistema é fraco medíocre se fosse bom porque os políticos não fazem o uso dele . Se algum a defende é pq geralmente não fazem uso deles.
    0
    0



  • Da Mata

    Quarta-Feira, 29 de Março de 2023, 13h54
  • Oh "SERVIDOR", percebe que você não conhece o funcionamento do sistema web ponto, você está falando baseado no achismo e do seu limitado universo de conhecimento. Vou só ti dar um exemplo: professor que dá aula os três período, o sistema simplesmente não aceita, professor que dá aula em duas escolas outro problema, professor que não dá aula na segunda feira ou na sexta outro problema, ou seja, o sistema não tem a inteligência artificial para responder a flexibilidade dos horários dos professores. Resultado: sistema falho, estressa professores que precisa fazer justificativas das justificativas, gestão preocupados com essa situação e SERVIDOR palpitando sobre o que não sabe.
    8
    0



  • Maria de Fatima

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 15h14
  • Esse servidor aí q nem coragem de se identificar tem, não está em todas as unidades, logo não pode falar por todos. Se não conhece todos os problemas não fale por todos. Tem muitos problemas q não é do servidor e q poderiam serem elencados aqui, mas pra q dá crédito pra quem se esconde atrás de um Servidor, na minha humilde opinião não merece crédito para explicação. Servidor, se vc tem como provar q o sistema não tem problema, vai lá diz ao juiz q a decisão dele está errada. Vai nada neh? Lá precisa se identificar
    9
    4



  • Ana

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 14h59
  • Queria saber como algumas funcionárias comissionadas da casa civil fazem, pois tem vários dias que as 8 ainda estão em casa e antes das 5 já voltaram, almoço antes das 11 ate as 14h, né? O ponto deveria ser fechado caso tentasse registrar após o início ou antes do término, não é?
    4
    0



  • Marcella

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 14h55
  • como o pessoal da TI da prefeitura de cuiaba não viu os problemas na caso da saude, gente ganhando mais do que devia?
    2
    0



  • Servidor

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 12h16
  • O problema não é o WEBPONTO, sou servidor, o problema é o Servidor que não registra o ponto no horário correto, todos horários tem portaria publicada com as normativas de registro do ponto. Outra ainda tem tempo de tolerância de 15 minutos o problema é que muitos servidores se utilizam disso como regra e sempre registra atrasado e ao final do período tá muito tempo e querem abonar...outra como tem horário e quando chega atrasado o registro é feito no horário que registrou ou seja terá menos hora de trabalho da jornada do dia...e quer receber na integralidade? Outra tem como justificar SIM com atestado médico até 3 dias mais que isso tem de passar pela PERÍCIA MÉDICA...outra vc pode justificar até 3x o não registro de ponto que não o faça ou esqueça de registrar...outra ainda com autorização 3x no mês também pode ter autorizada a saída antecipada ou a entrada atrasada justificada pela chefia...então isso tudo é algo que não dá para entender....querem mesmo é não registrar o ponto...
    4
    30



  • ceceu

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 10h44
  • Tem mais falha na saúde: estão prolongando a publicação e pagamentos para quem tem direito de mudanças de nível e de classes. ADIANDO PARA NÃO INCHAR A FOLHA, PARA O GOVERNO É BOM, MAS PARA O SERVIDOR É PÉSSIMO.
    4
    0



  • Carlos Eduardo

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 10h28
  • Mas que correta. Na verdade deveria ser para todos os órgãos. Sistema mais falho e cheio de problemas para lançamentos e justificativas.
    7
    0



  • O meu no seu

    Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2022, 08h29
  • Só um adendo na sabia decisão excelência, não é erro no sistema mas sim a incompetência na insensibilidade dos gestores terraplanista da SES que são usa incoerência nas ações pois alega que primeiro faz o desconto depois o prejudicado requer a reposição, que enche o bolso do leão na retenção só absurdo dos gestores da SES tem que passar a punição nesses indivíduos que aplica essa BERRAÇÃO. O remédio é não a reeleição de políticos mercadista profissionais renovação TOTAL já AL mato grosso
    16
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet