O Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), realizou mais uma edição do “Veterinário Solidário”, em parceria com o Ministério Público Estadual, Ong Cantinho de Proteção Animal, Centro de Controle de Zoonoses, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA e Veterinários de Clínicas particulares de Rondonópolis.
O evento foi realizado na Escola Municipal Bonifácio Sachetti, localizada no bairro Parque São Jorge, em Rondonópolis/MT, no horário das 13h00 às 17h00, e participaram do evento 32 voluntários, entre veterinários, equipe de organização e ajudantes.
Foram atendidos mais de 470 animais domésticos, entre cães e gatos, todos na posse responsável de pessoas hipossuficientes.
O atendimento gratuito foi ofertado por médicos veterinários voluntários, particulares e do CCZ, os quais, além das consultas, prescreveram medicação para os animais doentes, aplicaram medicações diversas e vermífugos.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Rondonópolis também promoveu a vacinação antirrábica, imunizando 237 cães e 26 gatos; também houve a coleta de sangue de 77 animais, todos com suspeita de leishmaniose, cujo material foi encaminhado para exame laboratorial.
No evento também houve distribuição gratuita de ração para cães e gatos, e trabalho voluntário de banho e tosa.
De acordo com a Juíza do JUVAM, Milene Aparecida Pereira Beltramini, o Projeto Veterinário Solidário já está em sua 6ª edição e o sucesso dessa ação se dá em razão da doação de tempo e carinho por parte de cada voluntário, os quais, não mediram esforços para que a ação solidária obtivesse êxito, principalmente quanto à conscientização do bem estar animal.