A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá celebrou os resultados expressivos do Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado (10), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A mobilização fez parte de uma ação nacional de incentivo à imunização contra o vírus da gripe e, ao longo do dia, mais de 10 mil atendimentos foram realizados e 12 mil doses de vacinas aplicadas.
Com o sucesso da ação subiu para 39.152 o número de doses aplicadas desde o início da vacinação, o que fez com que a cobertura vacinal em Cuiabá saltasse para 30% do público-alvo, um avanço importante diante das metas de proteção coletiva estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A secretária municipal de Saúde, Lucia Helene Barboza Sampaio, que percorreu diversas unidades durante o sábado (10), destacou a adesão da população e o comprometimento das equipes de saúde.
“Foi emocionante ver a mobilização das famílias, dos profissionais e da comunidade em geral. O empenho da população em buscar a vacinação mostra que estamos todos unidos pela saúde coletiva. Ver as UBSs cheias, com pais levando seus filhos e idosos sendo acolhidos, foi a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária de Saúde de Cuiabá.
Mesmo com o sucesso do Dia D, a campanha continua em todas as UBSs da capital. O objetivo é seguir ampliando a cobertura vacinal com horários alternativos de atendimento, voltados especialmente para quem tem dificuldade de comparecer durante os dias úteis.
Durante a ação especial do sábado (10), todas as unidades de saúde estavam preparadas para atender os grupos prioritários, oferecendo não apenas a vacina contra a gripe, mas também todos os imunizantes do calendário nacional de vacinação, tanto para o público infantil quanto para adultos.
Grupos prioritários para a vacinação contra a gripe
A vacinação contra a Influenza segue direcionada aos grupos prioritários, que incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; povos indígenas e comunidades quilombolas; trabalhadores da saúde, dos Correios, professores da educação básica e superior; profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; pessoas com deficiência permanente; portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
A SMS reforça que a imunização continua disponível nas UBSs, e convoca todos que integram os grupos prioritários e ainda não se vacinaram a comparecerem o quanto antes, protegendo-se contra as complicações da gripe.