Ilustração
Mato Grosso, estado com 30 mil quilômetros de estradas, tem apenas 6,2 mil km asfaltados, dos quais 609 estão sendo explorados com cobrança de pedágios em diferentes regiões. Em breve, outros 500 quilômetros serão “vendidos”, para a iniciativa privada. Esses 500 km estão divididos em três novas propostas de concessão de rodovias apresentadas pelo governo do Estado.
Na MT-251, entre Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde, o governo quer “vender” 148,20 km de rodovia. Já na MT-130, onde já existe dois postos de pedágios entre Primavera do Leste, Rondonópolis e Poxoréu, numa extensão de 122 quilômetros, haverá mais dois ou três postos. Ainda em fase inicial, está sendo discutida a privatização do trecho entre Primavera do Leste e Paranatinga, num total de 142 km.
A terceira proposta de “venda” se refere ao trecho de 229,30 km da MT-246/343/358, passando por três municípios - Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra. De acordo com as informações, em todas essas propostas, o trâmite das negociações está bem adiantado. Foram promovidas audiências públicas nos municípios para debate dos projetos entre outros procedimentos.