O prefeito Mauro Mendes acompanhou nesta sexta-feira (14) o andamento das obras de requalificação do Complexo Esportivo Manoel Soares de Campos, mais conhecido como “Ginásio Dom Aquino”, em Cuiabá. A restauração do ginásio envolve a construção de quadra coberta e vestiário, construção de pista de atletismo, dois campos de areia e criação de dois espaços para jogos de bocha.
Além do ginásio, também foram vistoriadas as obras do miniestádio e do Centro Comunitário do bairro Dom Aquino. As reformas são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Associação dos Camelôs do Shopping Popular, por meio de uma lei de concessão de uso de uma área de 10 mil m² para a Associação. Na parceria, a prefeitura está executando a obra com recursos da Associação, estimados em R$ 2,079 milhões.
Todo o projeto do complexo esportivo foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude. Ao visitar o canteiro de obras, Mauro Mendes analisou o projeto e conheceu a maquete eletrônica que contém toda a estrutura das obras concluídas.
“Fiz algumas observações iniciais no projeto para melhorias. A prefeitura vai contribuir para essa ampliação no que for necessário e estou muito contente. Vi uma sinergia e o ritmo acelerado que o segmento tem e este será um dos bons espaços comerciais de Cuiabá - com vocação de atender um grande público”, disse.
O complexo esportivo atualmente se encontra em estágio mais avançado das obras e no miniestádio foram iniciados hoje os trabalhos de estruturação de vestiários, reservatório de água e arquibancada. Para os próximos dias estão previstas a recuperação do gramado, drenagem, cercamento com material galvanizado, replantio de árvores e hortaliças e pintura dos muros.
“Não temos dúvidas de que este projeto será bem conduzido e dos benefícios que ele trará para toda a população cuiabana”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Brito.
O presidente da Associação de Moradores, Martinho Reis, conta que estas mudanças eram esperadas há muito tempo. “Estou maravilhado com o que está acontecendo e tenho certeza que os moradores daqui também estão. Essas áreas servirão tanto para lazer da comunidade como para outras pessoas que passarem por aqui antes e depois da Copa”, pontou Reis.
Conforme presidente da Associação dos Camelôs, Misael Galvão, o transtorno das obras é inevitável, mas tudo será entregue no prazo determinado.
“O complexo está bem adiantado e estamos fazendo de tudo para que fique pronto até maio de 2014. Para auxiliar neste trabalho, temos uma engenheira que fiscaliza diariamente o progresso das reformas”, explicou Misael.
Também fazem parte do projeto a construção de boxes e estacionamentos que poderão ser utilizados tanto para quem está no ginásio, como para quem estiver fazendo compras no Shopping dos Camelôs, visando à desobstrução de vias públicas no entorno.
CONCESSÃO
Conforme a Lei de nº 5.757, aprovada no ano passado pela Câmara de Vereadores, o espaço concedido continua pertencendo ao município, sendo que a concessão de uso da referida área será revogada caso todas as obras previstas nesta lei não estejam concluídas até o dia 31 de maio de 2014, prorrogáveis por seis meses, ou em qualquer tempo, em caso de desvirtuamento da finalidade da concessão. A concessão é válida por 30 anos.