Cidades Sexta-Feira, 11 de Abril de 2014, 15h:44 | Atualizado:

Sexta-Feira, 11 de Abril de 2014, 15h:44 | Atualizado:

Notícia

MPE assina TAC que regulamenta a melhoria na prestação do serviço em Mato Grosso

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria Especializada de Defesa da Cidadania e do Consumidor, celebrou na tarde desta quinta-feira (10.04), um Termo de Ajustamento de Conduta com Operadoras de telefonia móvel que prestam serviço a todo Estado de Mato Grosso. O acordo foi firmado juntamente com membros da CPI da Telefonia Móvel da AL/MT e outros órgãos fiscalizadores do Estado: Procon/MT, Defensoria Pública e OAB. 

De acordo com o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, a intenção da assinatura do TAC é padronizar a qualidade dos serviços, garantindo segurança aos usuários, “é uma forma de fazer com que as operadoras atendam os reais direitos do cidadão”, destacou. 

A assinatura oficializou o encerramento dos trabalhos da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que durante seis meses visitou 12 cidades polos do Estado e ouviu 2.632 usuários. O relatório aponta que a falta de investimentos no setor, e a consequente defasagem de equipamentos, foram as principais reclamações apontadas. De acordo com o presidente da CPI, Deputado Estadual,Ondanir Bortolini – Nininho, “entre as queixas da população estão cobranças indevidas nas contas, não cumprimento nas ofertas dos planos e má qualidade nas transmissões, completou”. 

Entre as exigências apresentadas nas 13 cláusulas do termo, ficou acordado entre as partes que caberá ao Ministério Público e ao Procon Estadual apresentar as compromissárias a listagem das reclamações administrativas registradas e não resolvidas nos últimos 12 meses. Os dois órgãos repassarão as empresas dados cadastrais dos consumidores como: nome, CPF, endereço, telefone de contato e o conteúdo das reclamações sobre os serviços. Caberá a elas, entrar em contato com os clientes para solucionar as demandas. Nos casos de impossibilidade de resolução as telefônicas deverão apresentar justificativa individual, permitindo ao consumidor a rescisão sem prejuízo da incidência de multas eventualmente previstas. 

As empresas se comprometeram ainda a apresentar aos membros da CPI o Plano Nacional de Melhoria da Prestação Serviço Móvel (SMP), que já foi aprovado e divulgado pela Anatel para o Estado de Mato Grosso com a especificação de sua efetiva implantação, bem como eventuais alterações. 

Ficou estabelecido que no período de 01 a 20 de setembro deste ano, todas as operadoras de Telefonia Móvel de Mato Grosso promoverão nas cidades onde possuem cobertura um mutirão para atendimento de reclamações dos consumidores. 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet