Cidades Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 10h:15 | Atualizado:

Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 10h:15 | Atualizado:

EFEITO BOLSONARO

MPE investiga empresário por áudio em que ameaça colocar turistas no Pantanal de MT

Promotor pede que PC agilize investigação contra dono de barco hotel

RODIVALDO RIBEIRO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pantanal-pocone.jpg

 

O MPE (Ministério Público Estadual) de Poconé (distante 100 quilômetros de Cuiabá) abriu investigação para apurar supostas ameaças feitas ao secretário municipal de Turismo e Cultura, Manoel Pereira Leite, o Dodô, e ao prefeito da cidade, Tatá Amaral (DEM), por um dono de barco hotel. Em um áudio de WhatsApp, o empresário Luiz Augusto Moreira Amaral, o Luizinho do Barco, avisa que irá abrir uma “guerra” contra ambos, caso eles sigam mantendo as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) para manter quarentenas como forma de tentar conter a disseminação da Covid-19.

No despacho expedido pelo promotor de justiça, Alexandre Balas, nesta quarta-feira (25), consta que o suspeito teria afirmado categoricamente que iria atender todos os turistas que quisessem ir para o Pantanal e se a prefeitura continuasse com a atitude de “parar tudo”, os dois se tornariam seus inimigos. O prefeito decretou medidas temporárias de prevenção há uma semana.

No áudio, o empresário fala em declarar guerra. “Se vocês da Prefeitura quiserem conversar comigo e tratar desse assunto eu tô aberto a conversar, tá bom? Mas se vocês continuarem com essa ideia de querer parar tudo e frear tudo e ir contra o Governo Federal, infelizmente vocês são meus inimigos, tá bom!? Então, amanhã de manhã eu estarei passando por Poconé, se você tiver interesse em conversar, e o prefeito também, estou à disposição, senão, partimos para a guerra, tá bom?”, diz a gravação transcrita pelo promotor.

A denúncia do ato veio um dia depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um discurso polêmico. Bolsonaro defende a “volta à normalidade”, com a retomada total das atividades de comércio, aulas e demais setores da economia, minimizando os riscos de morte da doença transmitida e causada pela sétima cepa do corona vírus e que já matou pelo menos 20 mil pessoas (número oficial da OMS) ao redor do planeta em quatro meses de propagação, a partir de Wuhan, na China.

O empresário ainda avisa que incitará a população da cidade em deixar suas casas e suspender a quarentena. “Boa tarde Dodô, tudo bem? É o seguinte, eu tô indo embora do Pantanal amanhã tá!? Eu vou colocar carro de som dentro de Poconé pedindo ‘pro’ povo sair para a rua, trabalhar e cuida dos seus ‘véio’ que é o grupo de risco. Nós precisamos fazer voltar a girar o município. Meus turistas que porventura estiverem vindo eu vou atendê-los da mesma forma tá!?”, ameaça.

Na fundamentação jurídica para abertura da investigação, Alexandre Balas lembra que ao agir assim, o suposto autor da gravação está infringindo três decretos municipais publicados nos dias 18, 19 e 20 de março deste 2020. O promotor determinou registro e autuação das atitudes do empresário como notícia de fato, além de pedir juntada aos autos de documentos e áudios remetidos pelo denunciante, “elaboração de pesquisa no PAE-MPMT sobre as pessoas natural e jurídica mencionadas” e que a PJC (Polícia Judiciária Civil) da cidade investigue os fatos.

OUTRO LADO

A defesa do empresário se posicionou por meio de nota.

Veja a íntegra:

A assessoria jurídica do Senhor LUIZ AUGUSTO MOREIRA AMARAL, empresário no ramo do turismo no município de Poconé, vem a público e a este respeitável meio de comunicação informar e esclarecer que tomou as providencias cabíveis e protocolou NOTÍCIA-CRIME, junto a instituição Ministério Público de Poconé, em desfavor do Secretário Municipal de Turismo MANOEL PEREIRA LEITE, vulgo DODO, conforme documento anexo. Tais excessos/crimes de ABUSO DE AUTORIDADE praticados pelo secretário já estão sendo investigados pela Autoridade Policial, para em breve desaguar no Poder Judiciário, na esfera cível e criminal.

Sempre primando pela busca da verdade, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Luiz

    Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 13h18
  • Empresário ikk sso é genocida, tem que levar um coça com chicotada de rabo de botoado, para ter um pouco de consciência e respeito com seus clientes,
    1
    2



  • Marlova

    Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 11h28
  • Sr. Rodivaldo Ribeiro....o Presidente Bozonario não fez um "discurso polêmico", fez um discurso CRIMINOSO, como podemos comprovar pel atitude desse dono de barco aí!
    3
    4



  • paulo

    Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 11h03
  • KKK QUERO VER ELE DAR ENTREVISTA DEPOIS DE PRESO VAI FAZER IGUAL ESTE QUE FALAM QUE SÃO DO COMANDO AMARELO KKM QUE QUANDO POLICIA PEGA SO FALTA SE CAGAREM KKKKKKKKKK
    3
    3



  • jose a silva

    Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 10h33
  • ESSE MPE DE MATO GROSSO É UMA VERGONHA! EU, SE FOSSE MEMBRO DESSE ÓRGÃO, FARIA IGUAL AVESTRUZ, DE TANTA VERGONHA, POR ATITUDES CANALHAS E INCOERENTES, ENFIARIA A CARA NO BURACO E FICARIA SÓ MOSTRANDO O RESTO!
    8
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet