Cidades Sábado, 26 de Julho de 2025, 08h:00 | Atualizado:

Sábado, 26 de Julho de 2025, 08h:00 | Atualizado:

LEI DOS 60 DIAS

MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT

Há indícios de irregularidades no fornecimento de medicamentos

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MPF.jpg

 

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar o descumprimento da chamada “Lei dos 60 dias” no Estado de Mato Grosso. A norma determina que pacientes com diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem iniciar o tratamento no prazo máximo de 60 dias após a emissão do laudo patológico. Portaria foi disponibilizada no diário desta quarta-feira (23).

A investigação, sob responsabilidade da procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, teve origem numa notícia de fato tramitada no 1º Ofício de Cidadania, que trata da área da saúde. Segundo o MPF, há indícios de irregularidades no fornecimento de medicamentos antineoplásicos, essenciais no tratamento contra o câncer e cuja oferta é obrigatória pelo SUS.

A procuradora destacou que o câncer é um problema de saúde pública grave e crescente em Mato Grosso. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam para mais de 8 mil novos casos da doença no estado apenas em 2023. O documento enfatiza que o direito à saúde é garantido pela Constituição Federal e que o acesso ao tratamento oncológico no prazo legal é essencial para a efetividade desse direito.

Além da Lei dos 60 dias, o MPF também cita a recente Lei nº 14.758/2023, que institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer no SUS, e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. O objetivo do inquérito é aprofundar a apuração e colher mais informações para que o MPF possa adotar providências judiciais ou extrajudiciais adequadas. 

“Resolve converter o procedimento preparatório em inquérito civil com o objetivo de apurar o descumprimento da Lei n. 12.732/2025 (Lei dos 60 dias) em Mato Grosso, que garante que pacientes com neoplasia maligna no Sistema Único de Saúde (SUS) iniciem o primeiro tratamento em até 60 dias após o diagnóstico em laudo patológico”, determinou.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet