Cidades Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025, 15h:34 | Atualizado:

Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025, 15h:34 | Atualizado:

AUTISMO

MPMT encerra Abril Azul com palestras em escolas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

acao mp.jpg

 

No encerramento do mês de conscientização sobre o autismo - Abril Azul, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso levou o projeto "Conheça e Entenda o Autismo" para duas escolas da capital. As palestras foram realizadas no período matutino, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Antônia Tita Maciel de Campos e Ana Tereza Arcos Krause. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Pessoa com Deficiência, com apoio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente. 

“Nosso objetivo é estimular os alunos para que conheçam e melhor entendam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo que, a partir desse novo olhar, passem a desenvolver um comportamento de maior respeito e empatia com seus pares”, explicou a promotora de Justiça coordenadora do CAO, Daniele Crema da Rocha de Souza. 

O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado reforçou que o autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. “É fundamental que nossas crianças e adolescentes compreendam as características e desafios enfrentados por aqueles que vivem com essa condição. Com as palestras, nós buscamos desmistificar o autismo e promover um ambiente de respeito e aceitação, livre de práticas como o bullying, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e compreensiva”, argumentou. 

Nas palestras, os integrantes do MPMT explicam o que é o TEA, os níveis de suporte, as características de cada um e como a comunidade escolar pode ajudar e acolher os autistas. “A participação efetiva das crianças, especialmente do ensino fundamental, no debate sobre inclusão é extremamente emocionante. Quando elas compartilham histórias vivenciadas, casos de família e como se comportam na escola, isso destaca a necessidade de inclusão. Esse envolvimento me tocou profundamente e, por isso, acredito que vale muito a pena. Vamos garantir um ambiente social e educacional com efetivo combate ao preconceito e mais acolhedor “, finalizou a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach. 

As palestras do projeto "Conheça e Entenda o Autismo" serão realizadas no decorrer de todo o ano letivo em escolas públicas e privadas de Cuiabá. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet