A vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 terá início após o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em nota, o governo federal informou que a data de envio deve ser definida nessa quarta-feira (5).
Mato Grosso está entre os estados que não vão cobrar pela prescrição médica para que as crianças sejam vacinadas. A SES orienta apenas o documento oficial de identidade, para fins de registro burocrático. A vacinação desta faixa etária, segundo a assessoria da SES, ocorrerá com o acompanhamento de pais ou responsáveis.
Contudo, a vacinação deste público só terá início após o envio de doses específicas pelo Ministério da Saúde e emissão de nota técnica referente à técnica de aplicação, segundo a SES.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as vacinas podem começar a chegar ao país a partir do dia 10 de janeiro.
Segundo nota do Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira (5), a pasta deve formalizar uma decisão. Caso mantida a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização deste grupo está prevista para começar ainda em janeiro.
O ministério ainda informou que a consulta pública sobre a inclusão das crianças na campanha de vacinação recebeu cerca de 24 mil contribuições.
Nesta terça-feira (4), o ministério disse que pretende realizar uma audiência pública sobre a vacinação deste grupo, com especialistas convidados e representantes de entidades da saúde.