Cidades Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 20h:04 | Atualizado:

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 20h:04 | Atualizado:

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

MT libera R$ 4 mi para 5 municípios

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

chuva.jpg

 

Cinco municípios de Mato Grosso que tiveram situação de emergência decretada em 2019 devem receber cerca de R$ 4 milhões da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para a reconstrução de locais afetados por desastres, como pontes e vias públicas. Os recursos foram disponibilizados após a homologação dos decretos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.

Os municípios que receberão os recursos são Nossa Senhora do Livramento, Juscimeira, Paranatinga, Terra Nova do Norte e Nortelândia. O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum, explica que Mato Grosso pode ser afetado por desastres, como enxurradas, enchentes, estiagem e incêndios.

“Estados e municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública podem ter acesso a recursos federais disponibilizados para ações de resposta aos desastres e de recuperação dos cenários afetados. A Defesa Civil Estadual dá apoio a esses municípios, homologando a situação de emergência e facilitando o acesso aos recursos”, comenta Brum.

Segundo ele, o acesso aos recursos se dá mediante apresentação e aprovação do Plano de Resposta e do Plano de Trabalho, através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres -  S2ID, nos termos da Lei nº 12.340/2010 e da Portaria MI nº 624, de 23 de novembro de 2017.

Capacitação

Para reforçar a capacidade de os municípios receberem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil promoverá nos dias 11 e 12 de dezembro uma capacitação direcionada aos prefeitos e gestores municipais de Defesa Civil.

A capacitação terá como tema “Implementação e Operacionalização da Defesa Civil Municipal”, uma vez que são os agentes de proteção municipais que atuam em primeiro momento, logo após um desastre.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet