Depois de quase um ano de adiamento, a Prefeitura de Cuiabá confirmou que as multas por videomonitoramento começam a valer no dia 15, próxima quinta-feira. Quem for pego transitando pela faixa exclusiva, o que é classificado como infração gravíssima, receberá sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293.
Desde o início do mês a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está realizando uma campanha educativa para as faixas exclusivas de ônibus. Nesse período, os condutores que forem pegos trafegando pelas faixas serão notificados pelo sistema de videomonitoramento. No dia 15 de fevereiro, inicia a fiscalização e autuação para quem cometer a infração. Ao todo 32 câmeras de videomonitoramento estão espalhadas nas principais avenidas da cidade.
Segundo a normatização estabelecida no Código de Trânsito, podem andar nas faixas exclusivas, os ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares. No ano passado, mais de 15 mil notificações orientativas foram enviadas através da Central de Monitoramento aos condutores que cometeram a infração. Os alertas foram de cunho educativo, sem qualquer cobrança de multa vinculada.
Cuiabá conta com 12,5 quilômetros de faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). As vias possuem sinalização horizontal e também vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.
Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso à faixa exclusiva também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.
cillmar
Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 11h54MAZZIO
Sábado, 10 de Fevereiro de 2018, 11h32