A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza um grande mutirão de limpeza, manutenção e revitalização de espaços físicos da instituição. A iniciativa integra o programa Amigos da UFMT e o Plano de Trabalho do Projeto Mutirão de Limpeza e Manutenção do Espaço Físico, com o objetivo de melhorar a infraestrutura dos ambientes acadêmicos e administrativos, dar nova aparência ao câmpus e estimular o cuidado coletivo com o espaço público universitário.
As ações tiveram início na manhã de quarta-feira (09/07), com foco na limpeza de canteiros, retirada de entulho, jardinagem e reorganização de ambientes. Já no sábado (12), o mutirão teve seu Dia D com grande concentração na Praça do Restaurante Universitário. Mais de 30 instituições públicas e privadas, além de voluntários, apoiam diretamente o esforço coletivo.
“A reitora Marluce Souza e Silva está liderando esse processo com muito compromisso. Começamos com apoio do Governo do Estado e da equipe da Prefeitura do Câmpus e já retiramos cerca de 60 caminhões de entulho. No domingo seguimos com poda de árvores e troca de luminárias. O objetivo é que até o final de julho tenhamos um câmpus mais limpo, iluminado e acolhedor para toda a comunidade acadêmica”, destacou o prefeito do câmpus de Cuiabá, Paulino Simão de Barros.
O mutirão contou com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Câmara Municipal de Cuiabá, Prefeitura Municipal, Fundação Uniselva, empresas como Enersim, Energisa, Águas Cuiabá, além do Exército Brasileiro. Também participaram entidades representativas como o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Diretório Central dos Estudantes (DCE), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Estadual dos Estudantes (UEE), e de voluntários e estudantes da UFMT.
Uma das frentes significativas da ação foi realizada em parceria com o programa Fundação Nova Chance, do Governo de Mato Grosso, que disponibilizou reeducandos para apoio na limpeza, sob a coordenação de Ivan Irineu Polisel, do Parque Novo Mato Grosso. “Esse foi um pedido do governador Mauro Mendes para contribuir com a manutenção da universidade. É um compromisso que deverá se repetir a cada semestre”, afirmou Ivan
A reitora Marluce Souza e Silva destacou o valor simbólico da ação. “É a primeira grande mobilização da nossa gestão voltada à revitalização dos espaços físicos do câmpus. Com pouco recurso e muitos parceiros, conseguimos iniciar essa transformação, necessária e urgente. A UFMT está de portas abertas a colaborações que contribuam para seu fortalecimento", disse.
Outra frente essencial do mutirão é o recolhimento de bens inservíveis — como móveis, equipamentos eletrônicos, itens de laboratório e informática — organizado pela Gerência de Logística de Patrimônio (GLP) e pela Coordenação de Aquisições e Contratos de Serviços (CACS), vinculadas à Pró-Reitoria Administrativa (Proad).
O mutirão também mobilizou estudantes que participaram ativamente das atividades de limpeza e manutenção. “Sentimos que era importante ajudar. Esse tipo de ação não deve ser responsabilidade apenas dos servidores, mas também dos alunos. Todo mundo ganha quando a universidade está bem cuidada”, disse Heitor Arfeli, estudante de Jornalismo e natural de Sorriso (MT), 19 anos de idade.
Beatriz Veloso, do curso de Publicidade e Propaganda, reforçou o valor da ação coletiva. “A limpeza e conservação também são responsabilidades dos estudantes. Faltou mais divulgação, mas com certeza, se tivessem ido até as salas de aula, mais alunos participariam", destacou ela que tem 24 anos, é natural de Ituiutaba (MG).
As ações de limpeza, poda e manutenção continuam ao longo das próximas semanas. A UFMT reforça que está aberta à participação da sociedade e de novas parcerias que queiram colaborar com a valorização da universidade pública. O mutirão representa um passo importante para a construção de uma cultura institucional mais participativa, sustentável e comprometida com o bem coletivo.
A gestão agradece as mais de 50 doações já recebidas, incluindo luvas, copos plásticos e materiais utilizados nos mutirões que serão realizados ao longo do ano. A listagem também está disponível junto à Reitoria e inclui itens como tomadas e lâmpadas.