Cidades Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015, 15h:27 | Atualizado:

Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015, 15h:27 | Atualizado:

Notícia

No próximo dia 7 vamos reviver o "Grito do Ipiranga"

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Na próxima segunda-feira, 7 de setembro, o Brasil revive um momento importante da história do nosso país, o dia em que Dom Pedro declarou a não submissão a Portugal e deu o importante “grito do Ipiranga”. Em Cuiabá, as comemorações pela Independência do Brasil começarão nesta terça-feira (1), e contarão com uma programação especial. Ao longo da semana, serão realizadas visitas aos quartéis, doação de sangue, apresentações culturais nos bairros da capital, concerto musical e o grande desfile cívico-militar que, neste ano, acontecerá às 7h, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá. O tema da Semana da Pátria 2015 é "Todos juntos por um país em transformação". 

Este ano tem uma novidade na programação. Será um concerto musical que reunirá, no mesmo palco, as bandas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro, além do coral da Polícia Judiciária Civil. Para animar o público, os músicos apresentarão os clássicos locais, nacionais e internacionais como: Chega de Saudades, de Tom Jobim, Against all odds, de Phil Collins, e cantos cuiabanos. O evento será no Teatro Zulmira Canavarros, às 20h do sábado (5). Os ingressos para o concerto poderão ser retirados na Secretaria de Segurança Pública e são gratuitos e limitados. 

Outra atração da Semana da Pátria 2015 é a campanha de doação de sangue "Doe sangue pela pátria", em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o MT - Hemocentro. Os interessados poderão doar, em horário comercial, no MT- Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, em Cuiabá, e na unidade de coleta e transfusão do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Rua General Vale.

A programação terá, ainda, a tradicional visita dos estudantes aos quartéis militares para conhecer a estrutura, os equipamentos e o trabalho realizado pelos profissionais da Defesa e da Segurança Pública. Serão visitados o 9º Batalhão de Engenharia da Construção do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar, entre outras instituições. 

Outra inovação é que os bairros CPA 2, Parque Cuiabá e Pedra 90 receberão a banda de música da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro e o grupo cultural Flor Ribeirinha para uma apresentação cultural especial aos moradores, além dos grupos culturais dos bairros. No ano passado, as apresentações musicais se concentraram nos shoppings da Capital.

Para o grande desfile de 7 de setembro, instituições militares e estudantes das escolas estaduais e municipais formarão o grande pelotão que passarão pela avenida. Viaturas e bandas de fanfarras formadas por estudantes das escolas participantes também animarão o público, além do tradicional desfile dos militares. 

A HISTÓRIA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA:

O dia 7 de setembro de 1822 foi importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal. 

O fato ocorreu num contexto  político-histórico em que Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão da Corte Portuguesa para retornar a Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava esses interesses, porém, o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira, que estava ávida pela independência do país.

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nessa carta, as cortes portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retorno imediato a Portugal. Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “Grito do Ipiranga”.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet