03 de Abril de 2020,

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 23h:12 | Atualizado:

ALERTA LIGADO

Paciente em MT tem síntomas do coronavírus; Estado adota cautela

Homem esteve recentemente na Itália e está em quarentena em sua casa

CORONAVIRUS-MT.jpg

 

Um morador de Alto Taquari (480 quilômetros de Cuiabá) está em quarentena em sua residência após aprensetar sintomas semelhantes aos de pacientes acometidos pelo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Fábio Garbúgio (PTB).

De acordo com o gestor, o caso já foi notificado à Secretaria de Estado de Saúde. O paciente é monitorado e exames dele já foram encaminhados para São Paulo, onde os resultados definirão se ele possui, ou não, a doença, que já matou milhares de pessoas pelo mundo, tendo a maior parte dos casos notificados na Ásia.

Segundo o prefeito, o paciente de Alto Taquari esteve recentemente na Itália, país que tem registrado aumento significativo da doença. Nas últimas semanas, 12 pessoas morreram no país em virtude da epidemia.

Porém, a Secretaria Estadual de Saúde tem tratado o caso com cautela. Até o momento, não é notificado como caso suspeito da doença, apesar das precauções tomadas pelos profissionais de saúde.

Este é o segundo registro de possível caso suspeito da doença. No início do mês, uma paciente que esteve na Ásia apresentou sintomas semlhantes ao do coronavírus. Todavia, os síntomas não duraram muito tempo e foi descartado. Na ocasião, médicos que atenderam a paciente usaram proteção por todo o corpo.

EPIDEMIA MUNDIAL

O surto do novo coronavírus começou em dezembro de 2019, na região de Wuhan, na China. Rapidamente, a doença - que apresenta sítomas semelhantes à pneumonia - se espalhou pelo país e, posteriormente, por toda a Ásia.

Nos últimos dias, chegou com força na Europa, tendo a Itália como principal alvo. No país, mais de 12 pessoas morreram pelo vírus.

Já nesta terça-feira, foi registrado o primeiro caso da doença no Brasil. Um paciente de São Paulo, que esteve recentemente na Itália, testou positivo para a doença. Ele está isolado no hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde monitora outras pessoas que esteve com o paciente nos últimos dias.

Além deste caso confirmado, outros 20 são tratados como suspeitos. Nenhum em Mato Grosso.

 

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Celso | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 20h23
    1
    0

    Nelson Barbudo, expert em assobios, quem o saiba possa parar um pouco de crocodilagem com Presidente Bolsonaro e, apoiar essa pessoa suspeita da doença, já que são da mesma cidade. Ao menos seus pecados de traíra, quiçá serão diminuídos.

  • MARIA TAQUARA | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 12h45
    1
    0

    fez escala no aeroporto de Cuiabá (VG para os do outro lado do rio)? Se sim, desceu pro cafézinho? misericórdia

  • floresbina de medeiros | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 09h10
    8
    0

    cruzes, se ja nao damos conta nem da dengue imagine com isso dai? vou para as montanhas! bjs

  • Eleitor | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 09h04
    4
    0

    A foto utilizada na matéria já está circulando há semanas, desde que houve uma suspeita de contaminação em Rondonópolis, de uma mulher que estivera na Ásia.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS