“Narcisistas e suas ferramentas de ação” é o tema da edição dos Colóquios Ministeriais que será realizada nesta segunda-feira (14), no horário das 14h30 às 16h30, de forma híbrida: online, pela plataforma Teams, e presencial, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá. A qualificação é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino.
A palestrante será a especialista Kelly Arfux, seminarista, graduada em Odontologia, profissional da área de marketing digital e pós-graduanda em Neurociência. Ela é mentora sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista e Técnicas de Manipulação.
O evento é voltado ao público feminino, especialmente integrantes e servidoras do Ministério Público de Mato Grosso, além de delegadas de polícia e magistradas de Mato Grosso. A carga horária será de duas horas e meia/aula, com emissão de certificado às participantes que obtiverem 75% de aproveitamento.
A programação do curso descreve os narcisistas perversos como sendo “pessoas com personalidades complexas e muitas vezes destrutivas, cujo comportamento manipulador e egocêntrico pode ter sérias consequências para aqueles ao seu redor”. O curso vai abordar quem são os narcisistas perversos, além de examinar algumas das ferramentas que eles utilizam para exercer controle e causar danos emocionais.
O evento será aberto pelos promotores de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, coordenadora administrativa do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora-adjunta do CAO Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino e Antonio Sergio Cordeiro Piedade, coordenador do CEAF - Escola Institucional do MPMT.
Narcisismo - Narcisismo é uma expressão que deriva de Narciso, que segundo a mitologia era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi condenado a apaixonar-se pela própria imagem refletida na água. Narciso acabou tirando a própria vida por afogamento.
O termo narcisista é usado para descrever um traço de personalidade caracterizado por uma preocupação excessiva consigo mesmo, um desejo de atenção e admiração dos outros, e uma falta de empatia em relação aos sentimentos e necessidades alheias. Pessoas com traços narcisistas tendem a exibir comportamentos como autopromoção exagerada, busca constante por validação e uma visão inflada de sua própria importância.
No contexto da psicologia, o termo “narcisismo” é usado para descrever uma ampla gama de traços e comportamentos, que variam de leves a graves. Enquanto algumas características narcisistas podem ser normais e até saudáveis em certas proporções, quando esses traços são intensos e prejudicam o funcionamento saudável e as relações interpessoais da pessoa, eles podem ser considerados parte de um transtorno de personalidade chamado Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN).