Na manhã de sexta-feira (17), o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, recebeu a diretoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para uma reunião que formalizou a parceria entre Prefeitura de Cuiabá e IFMT, para a abertura do curso técnico em Zootecnia no Campus São Vicente. As inscrições serão abertas na quarta-feira (22).
No ano passado, um estudo realizado pela SMATED, através de um zoneamento da economia da baixada cuiabana, apontou que a cadeia produtiva da cidade é majoritariamente ligada à produção de animais de pequeno porte, e isso a necessidade de qualificação dos jovens em cursos voltados para o trabalho no campo, contribuindo na economia local e gerando emprego no meio rural.
A partir disso, foi iniciado um diálogo entre Prefeitura e Instituto, e após trâmites internos no IFMT, o curso foi idealizado e aprovado para ser iniciado em fevereiro de 2024.
O Técnico em Zootecnia desempenha um papel fundamental na promoção da eficiência e qualidade na produção animal. Com conhecimentos especializados em nutrição, manejo, reprodução e saúde animal, esses profissionais atuam como catalisadores para o sucesso das operações agropecuárias.
O Zootecnista contribui para o bem-estar dos animais e o crescimento sustentável da indústria agropecuária, tornando-se parceiros essenciais na busca por um futuro mais promissor e produtivo no setor.
Por conta dessa parceria, a Prefeitura de Cuiabá, juntamente com a SMATED, irá custear o transporte dos alunos, dessa forma, os estudantes irão na segunda-feira para o IFMT – Campus São Vicente, que fica localizado a 90km de Cuiabá, e na sexta-feira, eles retornam para o convívio familiar.
O curso terá duração de um ano e as aulas serão em tempo integral tendo como público alvo pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio.
Além da oportunidade de se qualificar, é oferecido alimentação gratuita no campus e moradia interna.
As inscrições começam no dia 22 de novembro, e a seleção será feita pela análise do histórico escolar no site da Instituição, e podem ser realizadas neste link. O curso é gratuito.
Os estudantes podem entrar em contato no número (65) 98161-2073 ou no e-mail [email protected] para tirar dúvidas sobre o curso, carga horária de aulas e moradia.