Uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh) e seis municípios do Vale do Araguaia viabilizou a reforma e ampliação da Cadeia Pública de Barra do Garças. A solenidade de inauguração das novas instalações foi realizada nesta quinta-feira (28).
De acordo com o promotor de Justiça Wdison Luiz Franco Mendes, as obras foram viabilizadas com recursos repassados pelos municípios e também oriundos de transação, prestação pecuniária e suspensão condicional do processo. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 500 mil.
“O Conselho da Comunidade teve participação ativa nesse processo. A cadeia agora possui instalações dignas e apropriadas para a recuperação e ressocialização dos reclusos. No local, temos salas de aula para alfabetização até o 9º ano. Os presos também têm assistência médica duas vezes por semana, além do atendimento prestado por uma enfermeira”, destacou o promotor de Justiça.
Atualmente, segundo ele, 130 recuperandos estão presos na cadeia pública de Barra do Garças. O sistema prisional atende também os municípios de Pontal do Araguaia, Araguaiana, Riberãozinho, Torixoreu e General Carneiro.