O juiz da 11ª Vara Criminal Militar de Cuiabá, Moacir Rogério Tortato, condenou o sargento PM A.F a um ano de prisão por mentir num boletim de ocorrência de um roubo a uma agência bancária no ano de 2022, no município de Nova Canaã do Norte (680 Km de Cuiabá). Os bandidos conseguiram levar R$ 190 mil no crime.
A decisão do juiz é do dia 26 de fevereiro de 2025, sendo acompanhada pelo Conselho de Justiça da 11ª Vara, formado por oficiais militares. Segundo o processo, o sargento estava em horário de serviço junto a um soldado quando ligações e mensagens chegaram aos aparelhos telefônicos do pelotão da PM em Nova Canaã do Norte relatando o roubo por volta da meia noite do dia 5 de julho de 2022.
As comunicações não foram atendidas ou respondidas pelos militares, que só buscaram se informar da ocorrência no início da manhã, quando os bandidos já haviam roubado R$ 190 mil de uma agência do Banco Bradesco em Nova Canaã. Quando o sargento e o soldado PM foram informar o crime ao oficial responsável (tenente) eles teriam dito que o superior iria “pirar”, e combinaram de dizer que realizaram uma ronda com uma viatura nas imediações da agência bancária e que “não viram nada”.
A informação falsa constou do boletim de ocorrência. “Somente muito mais tarde, quando o crime já estava consumado e os criminosos evadidos, foi que se deu conta da infinidade de tentativas frustradas de contatos não atendidos e tomou pé da situação. Então, nesse momento, resolveu consignar a falsa informação nos documentos hábeis, certamente para minimizar sua responsabilidade, de que teria feito uma ronda que não fez e estado no local do crime, fato que nunca ocorreu”, diz trecho da decisão do juiz.
A pena de 1 ano será substituída por medidas restritivas de direito - como serviços à comunidade, por exemplo -, que ainda serão definidas pelo Poder Judiciário. A.F também foi suspenso das funções por 3 meses.
Mara
Domingo, 09 de Março de 2025, 13h56Fábio
Domingo, 09 de Março de 2025, 13h06Saudade de CORONE ZAQUEU CHUPA PIÇA
Domingo, 09 de Março de 2025, 11h25Obsrrvador
Domingo, 09 de Março de 2025, 07h41