11 de Dezembro de 2019,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 20 de Março de 2014, 08h:05 | Atualizado:

Prefeitos de MT vão a ministro pedir reconstrução de pontes destruídas pelas chuvas

Prefeitos de 20 municípios mato-grossenses atingidos pelas intensas chuvas vão se reunir nesta quinta-feira (20), com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em Brasília, para reivindicar a liberação de recursos para reconstrução de pontes, bueiros, galerias, visando a recuperação das áreas afetadas. A reunião está agendada para as 17 horas na sede do ministério da Integração Nacional.

O prefeito de Terra Nova do Norte e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Milton Toniazzo, que vai integrar a comitiva, disse que a liberação dos recursos deve ser emergencial, considerando que a população está sendo muito prejudicada com a situação. “Somente em Terra Nova do Norte os prejuízos chegam a cerca de R$ 15 milhões”, afirmou o prefeito.

Os gestores vão entregar ao ministro os decretos de situação de emergência, reconhecidos pelo governo do estado de Mato Grosso, para agilizar a liberação do dinheiro pelo governo federal. A Associação Mato-grossense dos Municípios está acompanhando a situação de perto, e colocou a equipe de Cuiabá e do escritório em Brasília à disposição dos prefeitos no encaminhamento de ações que visem apoiar os municípios que estão enfrentando problemas com as chuvas. “A Associação está atenta às dificuldades dos municípios e preocupada com a situação, pois há comunidades isoladas, o transporte escolar e o escoamento da safra estão prejudicados em várias localidades”, afirmou o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho. A reunião no ministério será acompanhada pela equipe do escritório da AMM em Brasília.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, coronel Sérgio Roberto Delamônica, 29 prefeituras do estado já decretaram situação de emergência, devido às fortes chuvas e enxurradas atípicas.  Os gestores estão recebendo orientação técnica do órgão, como por exemplo, para retirada de pessoas das áreas de risco.

O prefeito Milton Toniazzo também vai participar nesta quinta-feira (20) da reunião preparatória da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste - Condel, que será realizada na sede do ministério da Integração Nacional. O gestor é o representante da AMM no comitê técnico que participa da reunião preparatória com a finalidade de discutir previamente os assuntos a serem submetidos ao Conselho. O comitê tem caráter consultivo e é composto por representantes indicados pelos órgãos e entidades que integram o Condel.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS