Foi realizada na manhã desta quarta-feira (14.05), na Escola Municipal Oscar Ribeiro em Várzea Grande, a solenidade de encerramento da Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura Municipal de Várzea Grande aderiu à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. O evento é alusivo ao aniversário de 147 anos de fundação do município.
Participaram do encerramento o vice-prefeito, Wilton Pereira Coelho, a primeira-dama, Jaqueline Guimarães, o secretário de Assistência Social, Silvio Aparecido Fidelis, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, além de outras autoridades e convidados.
A primeira- dama, Jaqueline Guimarães, falou sobre a data que foi escolhida para ser o dia de mobilização (18 de maio) e reflexão sobre o assunto e também da importância de ter professores capacitados para atender as crianças que precisam. “Abordar este tema é tarefa da escola e de toda a sociedade. É preciso que a escola capacite os professores para que eles percebam os sinais de violência que a criança traz de casa”.
O Secretário Silvio Fidelis, destacou a importância de denunciar os agressores e afirmou que a Rede de Proteção conta com diversas parcerias para atender as crianças e adolescentes vítimas de abuso. “Não tenham vergonha de denunciar, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Procurem a Rede, denunciem, não tenham medo de falar sobre o assunto”, orientou.
Já o vice-prefeito Wilton Pereira Coelho, lembrou que o tema não deve ser tratado somente nesta semana, mas todos os dias. “Temos que falar e incentivar as crianças a falarem para os professores, para os pais, para denunciar e evitar abusos. Não deixe que a dor do outro seja insensível para você”, assinalou.
O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes porque em 18 de maio de 1973 foi encontrado, no Espírito Santo, o corpo de Araceli, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada.
A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.
Após a solenidade o público acompanhou a apresentação do Coral - Projeto Vida Nova, e do coral Cantares do bairro Jardim dos Estados.