A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), localizada no Parque Tia Nair, contará com um espaço destinado ao depósito de materiais apreendidos em ocorrências de poluição sonora e perturbação do sossego público. O local é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e as secretarias municipais de Ordem Pública e Segurança Pública.
A PMMT, a Secretaria de Segurança Pública e a SORP enfrentavam dificuldades para armazenar materiais apreendidos, como "carretinhas" de som e outros equipamentos que geram poluição sonora.
De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, o espaço foi definido em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
“Estávamos enfrentando dificuldades para definir um local adequado para a guarda do material apreendido, como carretinhas e equipamentos de som. Com a união de esforços, inauguramos esse espaço para servir como depósito de todo o material apreendido por meio do termo circunstanciado de ocorrência, que será realizado pela Polícia Militar. A poluição sonora, um grande problema na nossa capital, será minimizada com a retirada dessas carretinhas de circulação”, destacou Francyanne.
A medida fortalece as ações da PM, considerando que essas ocorrências muitas vezes envolvem situações delicadas, como denúncias anônimas por medo de represálias, conflitos entre vizinhos e regiões dominadas por facções criminosas.
A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, explica que os promotores de Justiça estão cientes da situação, garantindo que os policiais militares possam agir com mais eficácia no combate à poluição sonora e ao crime organizado, contando agora com um espaço adequado para armazenar os equipamentos apreendidos.
“Essa carretinha foi encaminhada à Secretaria de Ordem Pública e à Secretaria Municipal de Segurança Pública por meio de uma parceria com a Polícia Militar. Nossas secretarias receberão todo o material apreendido. Confiem no trabalho da Polícia Militar e da Prefeitura de Cuiabá. O material permanecerá aqui até que seja emitida uma ordem judicial do Juizado Especial Unificado de Cuiabá para sua devolução”, explicou.
O coordenador de operações da PM, coronel José Nildo, destacou que a ação foi coordenada entre o Ministério Público, a Polícia Militar e outros órgãos para combater crimes ambientais, como a poluição sonora, além do tráfico de drogas, frequentemente associado a essas ocorrências.
“Essa parceria visa garantir que os equipamentos apreendidos durante operações sejam devidamente armazenados, impedindo que retornem às mãos dos infratores, o que contribuiria para a continuidade dos crimes nos bairros, especialmente os relacionados à poluição sonora. A colaboração entre as esferas municipal e estadual, juntamente com o Ministério Público e a Polícia Militar, é fundamental para fortalecer o combate aos crimes ambientais e retirar esses equipamentos dos infratores”, destacou.
JL
Sábado, 22 de Março de 2025, 15h39Cel PM RR Costa Filho
Sábado, 22 de Março de 2025, 11h09J
Sábado, 22 de Março de 2025, 11h04