Cidades Sábado, 17 de Maio de 2025, 11h:59 | Atualizado:

Sábado, 17 de Maio de 2025, 11h:59 | Atualizado:

DIA DO GARI

Prefeitura promove café da manhã e ouve garis em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

DIA DO GARI

 

Em um momento de diálogo e descontração, a Prefeitura de Cuiabá promoveu, neste sábado (17), um café da manhã alusivo ao Dia do Gari, comemorado em 16 de maio.

Na ocasião, o coletor Victor Kewys apontou a falta de reconhecimento em relação ao trabalho dos profissionais da limpeza urbana. Segundo ele, muitos moradores desrespeitam a função, colocando o lixo de forma inadequada, com sacos pesados e objetos cortantes, além de tratarem os trabalhadores com descaso e, por vezes, até com xingamentos.

“Ser coletor de lixo já é uma função muito difícil. No dia a dia, enfrentamos muito calor, sol forte o tempo inteiro, além do esforço físico. E o que mais pesa é a falta de reconhecimento. A população, em sua maioria, não valoriza nosso trabalho. Muitos moradores colocam sacos muito pesados, jogam entulho, vidro quebrado, cacos que cortam nossa mão. E ainda têm o costume de nos chamar de ‘lixeiro’, de forma pejorativa. Depois que o prefeito Abilio assumiu, algumas coisas melhoraram. O salário, por exemplo, agora está em dia, todo mês. Isso já é um avanço. Mas ainda há muita coisa para melhorar”, afirmou.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Felipe Wellaton, destacaram que a celebração é dedicada exclusivamente a homenagear os profissionais da limpeza urbana.

“A Prefeitura está sempre de portas abertas. Estamos aqui para comemorar o Dia do Gari, uma profissão que respeitamos. A valorização desses profissionais é um compromisso desta gestão”, enfatizou o prefeito.

Abilio Brunini reforçou que qualquer denúncia formal pode — e deve — ser encaminhada diretamente à administração municipal ou aos órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho.

“Estamos aqui para cobrar a execução do contrato, a manutenção da quantidade de veículos exigida e o cumprimento dos direitos trabalhistas. Essa é nossa obrigação. E, em caso de descumprimento, medidas cabíveis, como a rescisão contratual, serão adotadas”, enfatizou o prefeito.

A celebração contou ainda com a participação do vereador Dilemário Alencar e de representantes da Empresa Locar Gestão de Resíduos, responsável pela coleta de lixo na capital.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet