Foi inaugurado nesta segunda-feira (16 de dezembro) o novo fórum da Comarca de Alto Garças (357 km ao sul de Cuiabá), com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, da vice-presidente, desembargadora Maria Erotides Kneip, do desembargador Guiomar Teodoro Borges, que é natural de Alto Garças, e autoridades locais, servidoras, servidores e magistrados.
A solenidade de inauguração foi realizada no plenário do Tribunal do Júri do novo fórum, denominado “Doutor Agnelo Bezerra Neto”. O edifício foi construído em uma área de 1.790,40 m², doada pelo Governo do Estado, e contempla espaços como vara criminal, setor de custódia, salas administrativas e de apoio, arquivo geral, setor de serviços e estacionamento.
Além de garantir atendimento ágil e de maior qualidade à população alto-garcense, a obra também vai atender às políticas de sustentabilidade, com o reaproveitamento da água dos ares condicionados, e de acessibilidade, conforme normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Natural de Alto Garças, a desembargadora Clarice Claudino não conteve a emoção ao retornar à cidade natal, onde viveu grande parte da vida com seus pais e irmãos. “Foi uma cerimônia muito emocionante. As minhas melhores lembranças vieram à tona e eu me sinto muito feliz por poder entregar para a sociedade da minha terra natal uma estrutura de ótima qualidade, construída em um tempo recorde, que vai acomodar toda a população que vier a necessitar de algum serviço do fórum, com um atendimento digno e humanizado”, destacou a presidente.
A desembargadora Maria Erotides foi juíza em Alto Garças há 40 anos e também falou do orgulho de retornar à cidade para entregar um dos prédios mais bonitos da cidade. “Quarenta anos depois, eu volto aqui para que possamos entregar esse lindo prédio. A Justiça precisa, sim, estar vestida com uma roupagem boa e digna. É muito importante que essa obra tenha sido feita com tanto zelo, com tanto cuidado e com muita rapidez. Eu fico muito feliz em poder participar dessa inauguração. Alto Garças merece, é uma comarca limpa, sadia, que traz retorno para o Poder Judiciário”, frisou a vice-presidente.
O prefeito de Alto Garças, Claudinei Singolano, esteve na solenidade e destacou a importância do novo fórum para a população. “Hoje é uma grande vitória, nós lutamos para trazer esse tão sonhado fórum para Alto Garças. O local anterior estava pequeno e as obras não resolviam. Através desse prédio novo, nós podemos dizer que conquistamos um sonho”, destacou.
O novo fórum está localizado na Rua Dom Aquino, nº 300, bairro Centro, onde antes funcionava a Escola Estadual Doutor Ytrio Corrêa, local em que a desembargadora Clarice estudou.
Para o juiz diretor do foro, Luiz Antônio Muniz Rocha, esse foi um momento histórico para a Comarca de Alto Garças. “O Poder Judiciário entrega uma obra importante, espaçosa, que atende todos os requisitos de sustentabilidade e, mais do que isso, entrega um prédio que é capaz de receber todos aqueles que procuram o Judiciário para resolverem seus problemas, serão muito bem recebidos em instalações dignas, o melhor tratamento por parte dos servidores e colaboradores”.
Há atualmente 3 mil processos na Comarca de Alto Garças, onde trabalham 27 servidores. A comarca foi instalada em 1964 e a população atual da cidade é estimada em 13 mil habitantes.
O promotor de Justiça de Alto Garças, Elton Oliveira Amaral, disse que “hoje é um grande dia de extrema alegria em Alto Garças com a inauguração desse tão sonhado fórum que agora irá amparar o cidadão alto-garcense que vem bater na porta da Justiça para receber seus direitos”.
Servidora do Poder Judiciário há 37 anos, Sueli dos Santos Lopes Rinaldi está na Comarca de Alto Garças desde 1990. “É um sonho realizado, que inclusive eu corri atrás também para conseguirmos. Nós trabalhávamos em um espaço apertado, agora temos um espaço maravilhoso. É muito gratificante”, afirma.