Cidades Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2014, 09h:43 | Atualizado:

Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2014, 09h:43 | Atualizado:

Notícia

Profissionais do Samu recebem capacitação sobre vírus Ebola

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participam de treinamento para um possível atendimento de pessoas acometidas com o vírus Ebola. A capacitação ocorre na Escola de Saúde Pública. No dia 1 de dezembro das 8 às 12 hs, no dia 2 de dezembro das 12 as 18hs, e no dia 5 de dezembro das 19hs às 22 hs. O objetivo é orientar os profissionais sobre o procedimento adequado durante o atendimento às vítimas com vírus Ebola.

Segundo o Diretor Geral do Samu de Mato Grosso, João Tatsuro Júnior o Ministério da Saúde definiu que a remoção de pacientes com casos suspeitos identificados em portos e aeroportos será realizada pelos profissionais do Samu por isso da importância da Capacitação.”Para que a ação ocorra com eficiência é necessário que os profissionais tomem algumas precauções, dentre elas, o uso de máscara cirúrgica, proteção facial, jalecos de manga comprida, luvas e aventais resistentes a fluídos ou impermeáveis nos atendimentos. A intenção é aumentar a vigilância e realizar treinamento com os profissionais do SAMU nos uso destes equipamentos de proteção pessoal”, disse ele.

Serão capacitados cerca de 200 profissionais do Serviço Móvel de Atendimento Samu 192, além de profissionais do Hospital Estadual Metropolitano de Várzea Grande, por ser o hospital Referência no atendimento e servidores do Centro de Informação Estratégica(CIEVS) ligados a Vigilância em Saúde.

O Curso será composto de aulas teóricas e práticas, e os temas baseados no Plano de Contingência para emergência em Saúde Pública(DVE) elaborado pelo Ministério da Saúde que visam organizar e treinar e criar fluxograma para atendimento de casos suspeitos.

O Ebola ocasiona febre, cefaleia, fraqueza, diarreia, vômitos ,dor abdominal, inapetência, odinofagia e manifestações hemorrágicas. O período de incubação da doença pode variar de 02 a 21 dias e desaparecer entre 30 e 168 dias após a infecção. A suscetibilidade ao vírus Ebola é universal, no entanto, a adoção das medidas de prevenção garante segurança no manejo dos pacientes. A transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres) , ou do contato com superfícies e objetos contaminados. Não há transmissão durante o período de incubação.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet