A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Instituto Cuiabano de Educação e Cultura (ICEC) e Universidade de Cuiabá (UNIC), quer conhecer melhor o perfil social das crianças e adolescentes que participam das diversas atividades esportivas ofertadas pelo poder público.
Para isso, uma ampla pesquisa de campo começou a ser aplicada esta semana por profissionais de serviço social da Secretaria de Esportes, Cidadania e Juventude, através do programa Ativação.
O objetivo do levantamento é conhecer a realidade social e econômica em que estas crianças e adolescentes estão inseridas. Entre as questões avaliadas estão o ambiente familiar, grau de escolaridade, responsáveis diretos pela família, identificação de domicílio e se tem alguém na família que faz uso de drogas.
O diretor de Cidadania da SMECJ, Claudomiro Messias de Lima, acompanhou a visita e avalia que a pesquisa é necessária para compreender de forma abrangente esta realidade.
“De posse das informações obtidas com a pesquisa, partiremos para a realização de políticas específicas com vistas à defesa das crianças e jovens como sujeitos de direitos também no esporte e lazer”, afirmou o diretor.
A pesquisa será realizada nos miniestádios dos bairros Santa Laura, Pedregal, CPA III e Sucuri. Área Esportiva do CPA I e ginásios dos bairros Tijucal e Quilombo. No segundo semestre deste ano, a pesquisa será feita junto à população da terceira idade.
A assistente social da SMECJ, Francismary Amorim, explica que a equipe de abordagem procura dialogar com os jovens e que serão feitas visitas domiciliares. “O jovem precisa ser ouvido e respeitado para o desenvolvimento dos futuros projetos”, diz Francismary.
O Secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Brito, reforça que o programa Ativação vai além da revitalização da rede física desportiva e que conhecer a clientela dos vários projetos.“Com dados mais precisos e atuais será possível melhorar e otimizar os resultados, inclusive junto às famílias”, concluiu o secretário.