Cidades Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025, 11h:54 | Atualizado:

Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025, 11h:54 | Atualizado:

Notícia

Programa Pé-de-meia licenciaturas tem início na UFMT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pedemeia.jpg

 

Apartir do quinto dia útil deste mês, 33 estudantes de todos os Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serão contemplados com as bolsas do programa “Pé-de-Meia Licenciaturas”. A ação é executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no âmbito do Programa Mais Professores, instituído pelo Ministério da Educação.

Com o objetivo de atrair bons estudantes para a carreira docente; reduzir evasão nos cursos de licenciatura; incentivar o ingresso nas redes públicas de ensino; e contribuir para a melhoria da educação básica pública, o programa tem um ponto focal dentro da UFMT, conforme edital da Capes, que é vinculado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e responsável pela interlocução direta com a Coordenação.

A bolsa mensal do estudante é de R$ 700 e o pagamento será realizado em uma conta do tipo "Poupança Social", criada automaticamente pelo Banco do Brasil quando a Capes efetuar o primeiro pagamento. Já o incentivo à docência, no valor de R$ 350, será depositado todo mês, mas com bloqueio de saque. O acumulado poderá ser resgatado após a conclusão do curso e ingresso e permanência como professor de rede pública.

Uma das contempladas é Maria Clara Balbino de Assis. Aos 18 anos, a moradora de Sinop iniciará o curso de Ciências Biológicas no Câmpus da cidade. “Sempre quis fazer biologia desde pequena. É um sonho que está sendo realizado. A biologia para mim é uma parte de mim que sempre esteve aqui, minha paixão por animais e natureza transparece isso”, conta.

“O pé-de-meia veio para me ajudar muito. Eu não trabalho para poder focar na faculdade, então é uma ajuda para comprar coisas que precisa, pagar transporte etc”, completa.

Aos 25 anos, Anna Julia Lannes de Carvalho Santos fará o curso de Letras no Câmpus de Cuiabá. “Escolhi o curso porque queria fazer uma licenciatura. O Pé-de-Meia vai me auxiliar enormemente. É uma ajuda que você sabe que pode contar e vai me ajudar a concluir o curso. Isso, para os estudantes, dá uma segurança muito grande”, explica.

O atendimento aos estudantes selecionados é oferecido pela Gerência de Apoio Pedagógico (GAP), unidade vinculada à Proeg, é feito pelo WhatsApp (65) 3313-7195 ou pelo e-mail [email protected].





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet