Na manhã desta quinta-feira (20), a UFMT promoveu uma reunião com a equipe do projeto EUARE (Estudantes da UFMT: Ações para Redução da Evasão), com o objetivo de fortalecer ações para combater a evasão na universidade. O encontro, realizado na reitoria, teve como foco a apresentação das estratégias desenvolvidas até o momento e os próximos passos do grupo.
A coordenadora do projeto, professora Geruza Vieira, destacou que o EUARE vai além da pesquisa e busca desenvolver ações práticas para combater a evasão. “O EUARE tem como principal objetivo estudar a evasão de estudantes na UFMT e implementar ações para reduzir esse processo. Estamos trabalhando com dados já existentes dentro da universidade e realizando uma análise detalhada dos fatores que influenciam a desistência dos estudantes”, explicou.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, ressaltou a importância do projeto no contexto atual da universidade. Ela destacou que a evasão é um desafio significativo e que a universidade precisa compreender os motivos pelos quais quase 10 mil estudantes abandonam seus cursos. “É muito importante que a gente tenha os elementos que expliquem os motivos da evasão. Não podemos ignorar que muitos estudantes estão se afastando da universidade, e precisamos trabalhar para reverter essa situação”, afirmou a reitora.
Ainda segundo a professora Marluce, o EUARE é um projeto de grande relevância, realizado de forma integrada com os próprios estudantes, que têm papel fundamental no desenvolvimento das ações. “A pesquisa, que segue uma metodologia rigorosa, não se limita à realidade da UFMT, pois busca resultados que podem ser aplicados em outras universidades brasileiras.”, completou a reitora.
Este projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla da gestão da UFMT, que tem como objetivo melhorar a permanência dos estudantes na universidade e garantir que mais jovens consigam concluir seus cursos com sucesso.
Também participaram do encontro a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Luciane de Almeida Gomes e o Secretário de Relações Internacionais, professor Sérgio Roberto de Paulo.