Cidades Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 16h:51 | Atualizado:

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 16h:51 | Atualizado:

Notícia

Projeto quer garantir atendimento preferencial para quem sofre de fibromialgia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) Cerca de 3% de pessoas no Brasil sofre com a Fibromialgia. A doença ganhou destaque depois que cantora norte-americana Lady Gaga,  teve que cancelar sua participação no Rock in Rio, em 2017, devido às dores causadas pela doença.

Agora as pessoas que sofrem de fibromialgia poderão ter atendimento preferencial em Mato Grosso. É o que diz o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que foi apresentado na sessão vespertina da última quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso (ALMT).

O PL garante atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados, como em supermercados, bancos, correios entre outros. “Esse Projeto de Lei acredito ser muito importante, porque, às vezes um banco, por exemplo, está superlotado e os caixas preferenciais vazios e a pessoa com a fibromialgia, está lá parada, sofrendo com dores”, explicou o autor do Projeto.

De acordo com o parlamentar que também é presidente da Comissão de Saúde da ALMT, quem sofre com a doença apresenta sintomas como fadiga crônica, dores de cabeça e dores por todo o corpo o que pode incapacitar muitos de trabalhar. “Pelo fato de não ser uma doença visível, as pessoas que sofrem desse mal chega ser até discriminado por falta de informação”, afirmou Araújo.

Fibromialgia - É caracterizada por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet