O projeto institucional “Conscientizar para Melhor Proteger - Policiamento Sensível à Pessoa com Deficiência” foi pauta de uma reunião entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (23), na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. No encontro, foram discutidas estratégias para capacitar os profissionais de segurança pública na realização de um policiamento mais sensível e inclusivo, voltado ao atendimento adequado das pessoas com deficiência.
Durante a reunião, também foram debatidas ações práticas para fortalecer a proteção e o atendimento, destacando a importância de um serviço policial mais humanizado e alinhado aos princípios de igualdade e dignidade. Estiveram presentes os promotores de Justiça coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial, Luiz Fernando Rossi Pipino, e da Pessoa com Deficiência, Daniele Crema da Rocha de Souza, o major PM Marcelo Moessa e a capitão PM Denyse Valadão.
Os participantes enfatizaram a necessidade de maior integração entre as instituições para garantir o respeito pleno aos direitos das pessoas com deficiência em situações de abordagem e atuação policial. A iniciativa inclui a implementação de treinamentos contínuos e a criação de protocolos específicos para aprimorar o atendimento a essa população, com foco na eficiência e respeito.
Conforme os promotores de Justiça, o encontro representou mais um avanço significativo na construção de uma sociedade inclusiva e na conscientização sobre o papel da segurança pública na promoção de um tratamento digno e adequado às pessoas com deficiência.