A Secretaria de Estado de Justiça e ireitos Humanos (Sejudh) oferece diversos cursos nas unidades penitenciárias por meio de parcerias com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Mato Grosso (Senar-MT) como forma a oferecer a todos os recuperandos oportunidade de qualificação e, desta maneira, garantir um futuro melhor para estas pessoas.
A Fundação Nova Chance (Funac), braço da Sejudh responsável por este trabalho, ofereceu entre os dias 07 e 11 de outubro o Curso de Pintura em Telha Tela para dez recuperandos do Centro de Ressocialização de Arenápolis.
A diretora da Funac, Neide Mendonça, destaca a importância de propiciar eventos profissionalizantes para recuperandos, como forma de prepara-los para o mercado de trabalho, tão logo estejam aptos a retornar ao convívio social.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, lembra que participando destes cursos eles terão uma oportunidade de aprender um ofício.
Pôssas destaca ainda que os cursos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), assim como os ofertados através das parcerias com o Sistema S, são a principal política de formação profissional adotada pela Superintendência de Administração Penitenciária (SAAP).