Cidades Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2014, 14h:09 | Atualizado:

Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2014, 14h:09 | Atualizado:

Notícia

Ribeirinho Cidadão adentra Pantanal mato-grossense

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

As equipes parceiras que compõem o Projeto Ribeirinho Cidadão atendem nesta terça-feira (25 de fevereiro) moradores das comunidades de São Miguel, que compreende a Fazenda Botucatu, Echú e Saladeiro. No período da tarde será feito o deslocamento para a Ilha Camargo. A etapa fluvial deve ser finalizada nesta quarta-feira (26 de fevereiro).

No início da semana as comunidades de Retiro São Bento, Pimenteira, Lagoa do Algodão, Porto da Fazenda, Porto do Limoeiro, Correr D´Água e São Pedro foram atendidas. A estrutura foi montada em uma escola na região de São Pedro de Jozelândia, uma das regiões mais inóspitas do Pantanal.

Antes de saírem as equipes concluíram os atendimentos na região de Barão de Melgaço. A maior demanda continua sendo de oftalmologistas. O pescador aposentado Lincon Gomes Ferreira disse que não se consultava há muitos anos. “Esse médico só tem em Cuiabá e é muito difícil pra gente ir até lá. Esse serviço de vocês aqui é excelente”, concluiu.

Dezenas de outros serviços também são oferecidos às comunidades. Antônio Lourenço de Moraes está na expectativa para certidão de nascimento e carteira de identidade. “Ainda bem que vocês chegaram aqui. É muito difícil tirar documento”, disse o também pescador.

As demandas judiciais também são de grande necessidade. A cabeleireira Aline Silva e Souza pediu na Justiça a pensão para dois filhos. “Fazia tempo que precisava ir até o Fórum que fica em Santo Antônio, mas a falta de dinheiro dificultou tudo. Agora sei que vou conseguir cobrar a ajuda do pai dos meus filhos. É um serviço que só mesmo vocês para conseguirem”, revelou.

Outra grande demanda do Ribeirinho Cidadão também está sendo a realização de casamentos. Várias pessoas procuraram o projeto para regularizar a união. Cristiane dos Santos e Ocil de Campos vivem juntos há 11 anos. Eles têm três filhos, mas fizeram questão de confirmar no papel a união. “Para nós que somos humildes essa facilidade é muito boa. Sempre tive vontade de casar no papel, agora vou aproveitar e não deixar ele (sic) escapar mais”, disse Cristiane. “É como se fosse a primeira vez. Moramos na região da Baia de Chacororé, é tudo muito difícil. Agora estamos casados no papel”, enfatizou o pescador Ocil.

Dezenas de outros serviços também são oferecidos, como a concessão de aposentadoria do INSS, clínica médica geral e palestras educativas sobre preservação ambiental (Juvam). São parceiros na ação: Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, TRT, TRE, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura de Barão de Melgaço e Banco do Brasil.

 

 

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet