25 de Agosto de 2019,

Cidades

A | A

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 21h:00 | Atualizado:

Rondonópolis aguarda repasse financeiro do governo para atender área da saúde

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) se reuniu com a secretária de Saúde de Rondonópolis, Izalba Diva de Albuquerque, na segunda-feira (22), para obter informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela gestão municipal que fica em média 217 km de distância de Cuiabá. Um dos assuntos que despertou a atenção do parlamentar foi sobre a entidade pública utilizar cerca de 30% dos recursos próprios para investir na saúde devido ao atraso no repasse financeiro, que perdura desde 2013, pelo governo do estado de Mato Grosso.  

O valor total de atraso do repasse estadual é de aproximadamente R$ 24,8 milhões. Izalba explica que o governo anterior, em 2018, quitou apenas o atraso do repasse do ano de 2017. Ela acrescenta que os recursos dos outros anos foram feitos esporadicamente, não de forma contínua – por atender situações específicas. “O deputado se colocou à disposição e nós temos a necessidade e esperança de receber este recurso. É preciso reformar a rede municipal de saúde e comprar equipamentos novos”, pontua a secretária de saúde.

Cenário – Mesmo sem o repasse financeiro do governo de Mato Grosso para atender a saúde, Izalda comenta que moradores de cidades vizinhas chegam a buscar os serviços oferecidos em Rondonópolis, ainda mais por ser considerado município-polo da região sul de Mato Grosso.

Ela enfatiza que na gestão do prefeito municipal, Zé Carlos do Pátio (Solidariedade), houve grandes avanços no setor. “Tínhamos antes filas enormes para exames, cirurgias e consultas. Hoje nós estamos com os exames quase todos zerados. Começamos a fazer cirurgia cardíaca, cateterismo, angioplastia, ressonância e tomografia. Conseguimos iniciar as obras dos Programas de Saúde da Família (PSF) e adquirimos 40 veículos. Eu acredito que nós evoluímos muito. É claro que se nós já tivermos este aporte financeiro do Estado, vamos poder fazer mais”, destaca.

O deputado ficou impressionado com o trabalho desenvolvido na área da saúde, em Rondonópolis. “Tenho que parabenizar o prefeito e a secretária de saúde que realmente estão fazendo um trabalho diferenciado. A inauguração dos PSF´s que estão em fase de construção, vão praticamente atender em 100% os bairros do município e, quem sabe, estes resultados não garantem mais recursos com o Ministério da Saúde”, salienta Claudinei.

Durante a reunião com o parlamentar, a secretária abordou sobre a pretensão da gestão municipal realizar a reforma e ampliação de todas as unidades da zona rural e fazer a aquisição de novos móveis e climatizadores. Ela pontuou sobre a Secretaria de Saúde receber quatro novas ambulâncias para atender o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu e uma doação feita pelo Ministério da Saúde, nos próximos dias. Também, acrescentou que está previsto o aumento de 23 para 50 leitos no Hospital Municipal Doutor Antônio Santos Muniz – sendo uma unidade de saúde de pequeno porte e que só realiza internações.

“A gente vê a luta diária deste pessoal. São casos de mães com crianças com paralisia cerebral, carregando o filho no colo por não ter cadeira de rodas e até com escoliose e tendo que carregar a criança. Senhoras que não conseguem mais andar e ficam presas em uma cama e que não conseguem um meio de locomoção. Então, para nós é um dia mais que especial e glorioso para mim”, contenta a coordenadora do Centro Nilmo Júnior, Isis Moraes.

Já a secretária de Saúde, Izalda, marcou presença na ação solene e ficou bastante emocionada. “É muito gratificante e emocionante, porque desde 2014 estamos esperando estes materiais. Isso tudo é a promoção da qualidade de vida, cidadania e a garantia para viver”, ressalva.

O centro existe desde 1993, atende casos de habilitação física e intelectual. As especialidades oferecidas são das áreas de psiquiatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional e de cirurgiã médica. Um dos municípios beneficiados com os auxiliares de locomoção são Alto Garça, Jaciara, Dom Aquino, Campo Verde, Juscimeira, Pedra Preta e Araguaína.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS