Cidades Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 17h:44 | Atualizado:

Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 17h:44 | Atualizado:

Notícia

Saúde de VG inicia hoje vacinação da gripe influenza

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande estabeleceu amplo cronograma de ação contra a gripe influenza, com enfoque maior do trabalho de vacinação, neste sábado, 26 de abril, dia de mobilização nacional da 16ª edição da campanha. As equipes, conforme a subsecretária de Atenção Básica, Jacqueline Bianchini de C. Miliosi, estão atendendo desde hoje cedo nas policlínicas, Postos de Saúde, Centro de Especialidades Médicas e Unidades Básicas do município, com encerramento às 17h.

Jaqueline salientou que a meta da pasta é vacinar 18.430 idosos em Várzea Grande (acima de 60 anos). Os responsáveis pelos idosos acamados, devem comunicar à Saúde o endereço e respectivo nome dos doentes, para que a imunização ocorra no próprio lar. "A vacinação prossegue até o dia 09 de maio. No caso dos postos que passam por reformas, atendemos os moradores nas sedes das associações próximas e centros comunitários. A Saúde de Várzea Grande reforçou as equipes para que tudo saia a contento do planejado e, a H1N1 deixe de ser algo ameaçador no município".

Ela explicou que pessoas com problema de bronquite ou asma podem ser vacinadas normalmente, pois isto irá espaçar as crises crônicas pelas quais passam. "No geral, devem receber a vacina pessoas acima de 60 anos, mulheres com até 45 dias pós-parto ou gestante em qualquer fase gestacional".

Para os povos indígenas, a recomendação é para que todos sejam vacinados, com restrição para as crianças (seis meses em diante). Também pessoas privadas de liberdade (presos) e funcionários dos presídios e da Saúde serão imunizados. Para 2014, o Ministério da Saúde determinou ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

Além deste público, também deverão ser vacinadas pessoas portadoras de co-morbidades, idosos com 60 anos e mais de idade, trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, população privada de liberdade, puérperas e as gestantes. Pacientes que possuem co-morbidades terão que obrigatoriamente apresentar prescrição médica para serem vacinados.

INFLUENZA - É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissiveis e outras condições clínicas especiais).

A cada ano, esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação. Para quem quiser se prevenir mais cedo, a dose paga da imunização custa entre R$ 70 e R$ 90. Na rede pública, as vacinas gratuitas estarão disponíveis entre 23 de abril e 09 de maio.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet