25 de Agosto de 2019,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019, 22h:30 | Atualizado:

Secretária de Educação participa de encontro nacional em Salvador

A Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, participa, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), em Salvador (BA), do lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem. O evento, que é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), reúne secretários de educação dos 26 Estados e do Distrito Federal e representantes do Ministério da Educação (MEC).

A Agenda da Aprendizagem foi construída pelo Consed e Undime e teve a contribuição de secretários estaduais e municipais de Educação de todo o país. Durante o primeiro dia de encontro, os secretários se dividiram em grupos de trabalho para discutir os sete temas estratégicos da agenda, que são o Financiamento; Base Nacional Comum Curricular, em Regime de Colaboração; Ensino Médio; Gestão Escolar; Avaliação; Formação de Professores; e Inovação e Tecnologia.

Conforme destacou a secretária Marioneide, o encontro é um momento muito importante para a educação de todo o país, pois reúne representantes de instituições educacionais dos estados e municípios, que é onde a educação realmente acontece e onde as políticas públicas precisam ser fortalecidas. “O nosso foco é o fortalecimento da agenda da aprendizagem e precisamos articular e fazer com que o MEC compreenda a real necessidade de trabalhar por uma educação de qualidade nos municípios e nos estados”.

A secretária destacou ainda que Mato Grosso já tem uma agenda da aprendizagem e que está adequada à realidade educacional do Estado. “Essa agenda visa fortalecer os pontos importantes para a educação, como melhorar o financiamento com relação ao Fundeb, ao transporte e à alimentação escolar e melhorar a gestão escolar com ferramentas que possibilitem ao gestor vivenciar uma gestão com foco no resultado da aprendizagem”.

Agenda da Aprendizagem

O documento vai nortear o trabalho dos estados e municípios no biênio 2019/2020 e elenca algumas demandas urgentes para serem tratadas com o Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Educação e os financiamentos, a permanência e melhoria dos repasses dos Programas Nacionais para a Educação, como o Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Alimentação Escolar (Pnae), Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

 

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS