O carro oficial do secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Cavalcante, foi visto estacionado em local proibido na manhã desta sexta-feira (09). A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) relatou que o caso trata-se de uma infração. Cavalcante, porém, assegura que o cargo de secretário o permite estacionar em locais proibidos.
De acordo com uma foto enviada ao Isso É Notícia, uma caminhonete S-10 branca, que estava sendo conduzida por Cavalcante, ficou estacionada durante parte da manhã desta sexta-feira (09) na Travessa Desembargador Lobo, na esquina da Rua 13 de Junho. O veículo é equipado, inclusive, com giroflex. O secretário confirmou ser o proprietário do veículo. No local, a sinalização evidenciava que o estacionamento era proibido.
Apesar da proibição, Cavalcante afirmou ao Isso É Notícia que, pelo fato de ser secretário da SMTU, possui o direito de deixar seu veículo em locais onde é proibido o estacionamento. “Eu tenho prerrogativa para isso porque sou autoridade de trânsito”, contou. Ele ainda afirmou que estacionou o veículo na via porque realizaria uma operação com vendedores ambulantes nas proximidades da Travessa.
Questionado sobre o motivo de não ter buscado um local em que fosse permitido estacionar, Cavalcante foi enfático. “Eu parei ali porque era a via mais próxima”, argumentou. Para amenizar a situação, o secretário declarou que deixou o pisca-alerta do veículo ligado.
Secretaria desmente secretário
Conforme a coordenação da SMTU, baseando-se no Artigo 29 da Constituição, apenas veículos que possuem sinalização de segurança podem estacionar em locais proibidos. Independente do cargo exercido no município, a coordenação da pasta declarou que não há distinção para a Lei.
Em relação ao caso do secretário, a pasta informou que a situação só seria correta se ele estivesse em um veículo de segurança pública.
A SMTU não soube informar se Cavalcante foi autuado pela infração. Mesmo com imagens comprovando o caso, a pasta declarou que a multa só pode ser aplicada se um agente de trânsito estiver presente no momento em que o delito está sendo cometido.
CARLOS CAMARGO
Domingo, 11 de Maio de 2014, 22h48salvador jr
Domingo, 11 de Maio de 2014, 10h18