O cooperativismo é uma realidade no estado de Mato Grosso. O número de associados nas cooperativas mato-grossenses chega a 321.586 mil, e geram 8.230 mil empregos. No segundo dia (23.05) da programação do 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses os temas Cooperativismo e Associativismo serão tratados no “5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo” pela Sudeco e OCB/MT, a partir das 14h30, no auditório das Flores, no Centro de Eventos do Pantanal.
Dados do Sistema do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso – OCB/MT de 2013, demonstram que dos 141 municípios, sedes e filiais das cooperativas estão em 115, o que representa 81% do total. São 168, de 11 ramos de atividades, além de 21 cooperativas de outros estados atuando em Mato Grosso.
“Os municípios onde as cooperativas estão organizadas o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano – é sempre maior do que aqueles que não possuem”, disse o presidente do Sistema OCB/MT Onofre Cezário de Souza Filho, que traz o tema “Cooperativismo e Associativismo – Uma opção de Organização Econômica e seus Reflexos Sociais”.
Ele ressalta que “o cooperativismo não resolve todos os problemas, é claro, mas contribuiu com a receita do município, pois todo resultado econômico e social permanece na cidade onde a cooperativa está inserida”.
Representando a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cléber Ávila, diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos da Sudeco, fará palestra sobre “A importância do Cooperativismo e do Associativismo para o Desenvolvimento da Região”.
O ramo Agropecuário lidera o ranking em Mato Grosso. Das 168 cooperativas dos 11 ramos existentes, 68 são agropecuárias, com 14.646 associados 3.564 funcionários. Em seguida estão as cooperativas do ramo Crédito, com 26 cooperativas e o maior número de associados, somando 293.451 pessoas; o ramo Transporte com 19 cooperativas; o ramo Educacional com 16; o ramo Saúde com 15; o ramo Trabalho com 11; ramo Mineral com 6; Produção com 4; e os ramos Habitacional, Infraestrutura e Consumo com 1 cooperativa cada. Os ramos Especial e Turismo não possuem cooperativas em Mato Grosso.
O tema do Encontro de Prefeitos é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, promovido pela AMM, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, a 1ª Expo Mato Grosso e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.