Cidades Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021, 12h:59 | Atualizado:

Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021, 12h:59 | Atualizado:

ESTUDO

Sema faz avaliação do solo na região do Vale do Araguaia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ARAGUAIA-SEMA.jpg

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza uma expedição para supervisionar, identificar e classificar a qualidade de solos hidromórficos nas cidades de São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Alto Boa Vista e Luciara. As visitas técnicas ocorreram entre os dias 28 de junho e 2 de julho, pela Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT.

"Os solos hidromórficos  possuem características que exigem manejo adequado para que seja possível conciliar a manutenção da qualidade ambiental com a produção. Esse é o desafio que temos.  Conciliar as atividades que estão sendo desenvolvidas na região com a proteção ambiental", explica a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos. 

Os solos visitados estão localizados próximos a rios e lagos, por isso apresentam grande umidade e fertilidade. Conforme Valmi Simão de Lima, superintendente de Infraestrutura, Mineração Indústria, o trabalho está sendo acompanhado por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Conforme o superintendente está sendo feito uma análise técnica sobre as condições de ocupação de áreas úmidas  para possível regulamentação pelo órgão ambiental.

O projeto acontece desde setembro do ano passado e já visitou o bioma Pantanal, localizado na cidade de Poconé, e os solos de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso.

 





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Nelson

    Terça-Feira, 06 de Julho de 2021, 07h01
  • Excelente iniciativa da SEMA-MT. Tardia porém extremamente necessária. A ocupação do varjões com buritizais e as várzeas as margens dos rio das Mortes, Araguaia e afluentes drenando as águas para ocupação agropecuária compromete o ciclo hidrológico, afetando a recarga dos aquíferos e os mananciais. Temos que produzir e para tanto dependemos da água. O direito da propriedade também inclui a responsabilidade social e ambiental,
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet